domingo, 23 de novembro de 2014

Crítica: 20,000 Days on Earth 2014


Data de Estreia: 20-11-2014

Nick Cave é o que se pode chamar de verdadeiro homem do espectáculo. O carísmatico músico, cantor, autor, escritor e até actor, que tem sem dúvida o seu maior destaque enquanto vocalista da banda de rock "Nick Cave and the Bad Seeds".

Em 20,000 Days on Earth seguimos como que umas imaginárias 24 horas na vida de Nick Cave, onde exploramos a mente quase brilhante e ao mesmo tempo louca do homem e não da figura pública. Contando algumas das peripécias da sua vida como cantor, explorando a sua infância e vida pessoal caminhamos de uma forma muito profunda e poética até cada revelação e conversação com todos aqueles que se vão cruzando com Cave durante o filme. Descobrimos afinal que tal como qualquer ser humano, tem fraquesas e frustrações, pontos fortes e fracos que o próprio não se preocupa em revelar. O melhor de tudo é que todo o seu processo creativo é algo extremamente envolvente. 

Realizado por Iain Forsyth e Jane Pollard e escrito pelos dois com a colaboração do próprio Nick Cave, este documentário consegue ir para além do que é o cinema documental feito até então e ganha imensos pontos pela sua brilhante originalidade. Ele combina ficção através de tecnicas cinematográficas bastante comuns e diferentes do documentário em si, com a parte verdadeira, realista e sempre fiel aos sentimentos que Cave transmite no momento, mas sempre deixando um lado misterioso daquilo que é a sua persona.

A ideia de juntar os factos reais com momentos encenados resulta na perfeição e são exemplo disso todas as cenas no carro de Cave quando ele viaja ao lado de figuras que fizeram parte do seu percurso profissional, e que ali o fazem reconsiderar decisões tomadas ao longo da carreira, com dialogos absolutamente naturais, e todos eles desaparecem por magia, como que fantasmas do passado que por um lado o continuam a atormentar mas por outro lhe dão força para continuar com o seu lado artístico creativo. 

É como que uma bela e poética homenagem à sua carreira, feita de uma forma impecável. Não é um filme essencial só para quem seja fã da banda ou do próprio Nick Cave, pois mesmo que saibam pouco sobre este homem, o filme cativa de uma tal forma que é impossivel não termos interesse pelo que estamos a ver.





Classificação final: 4 estrelas em 5.

2 comentários: