quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Crítica: O Jogo da Imitação (The Imitation Game) 2014


Data de Estreia: 15-01-2015

Acredito que poucos possam ter conhecimento de quem foi Alan Turing e da importância que este teve durante a II Guerra Mundial. Enigma era o nome do problema que o Britânicos queriam resolver e a mente brilhante de Alan Turing foi a solução desse problema.

Enigma, era uma máquina de criptografia que teve um grande papel durante a II Guerra Mundial. Os Alemães usavam-na para enviar mensagens secretas passadas para vários sitios da Europa apartir dos anos 20. As supostas mensagens em código eram consideradas impossiveis de decifrar, e o Serviço de Inteligência Britânico, a mando do Governo Inglês, decidiu contratar aqueles que considerava dotados de grande inteligência para trabalhar em segredo, num centro especializado e tentar quebrar esses mesmos códigos. No entanto, foi o matemático Alan Turing que conseguiu marcar a diferença, planeando uma série de técnicas e esquemas que o levaram a construir a chamada "Maquina de Turing" (um modelo que "age" e "pensa" como aquilo a que hoje chamamos de computadores) derrotando o sistema usado pelos Alemães e contribuindo para o termo da II Guerra.

A narrativa não linear, andando para trás e para a frente entre os seus tempos de escola, o Enigma e o tempo pós Guerra, pode ao inicio incomodar um pouco, não que seja confuso, mas parecendo não fazer muito sentido. Aos poucos começamos a perceber a importância que esses acontecimentos passados e futuros têm no foco central da história.

O tema da homossexualidade é um dos pontos fulcrais, o que o torna ainda mais significativo quanto à mensagem que pretende passar. Pelo facto de ser homossexual, Turing sofreu uma grande discriminação por parte do Governo, tendo sido fortemente atacado e humilhado, caindo no esquecimento o feito importantissimo que fez não só pelo seu pais, mas também pela Humanidade.

Benedict Cumberbatch é o actor que dá vida a Turing de forma absolutamente brilhante. Digno de um enorme talento, a sua performance é merecedora de reconhecimento, passando para o espectador a figura de um homem que estava muito à frente do seu tempo, dotado de uma inteligência extraordinária. Graças a ele conseguimos ver todas as facetas de Turing e a sua capacidade de passar de cenas intensamente emocionais para momentos hilariantes de humor negro é algo sublime, que ilumina o peso da atmosfera. Keira Knightley numa performance cheia de charme e profundidade, alegra todo o elenco composto apenas por homens e a quimica entre ela e Cumberbatch é notória.

Apesar de ser passado durante grande parte no periodo da II Guerra, esta fase da História apenas serve como pano de fundo, visto que este é um filme que pretende focar a pessoa de Turing e aquilo que ele conseguiu alcançar. Um tributo aos milhões de vidas salvas, visto que se estima que a Guerra tivesse durado mais dois anos, se o Enigma não tivesse sido quebrado.

Esta é então a história de uma mente brilhante, inserida num dos piores momentos históricos que a Humanidade já alguma vez viveu. Interessante, intrigante e com uma bela e envolvente banda sonora, irá suscitar curiosidade em todos aqueles que gostam de histórias relacionadas com este periodo.







Classificação final: 4 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário