quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Judaica | Mostra de Cinema e Cultura 2015


O Cinema São Jorge recebe pela 3ª vez o Judaica: Mostra de Cinema e Cultura, um festival que apresenta os mais recentes filmes e documentários dedicados à temática judaica. Com filmes dos mais variados géneros, desde a comédia até ao drama, a programação não poderia deixar de recordar os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, mas não se fica só pelo cinema, contando também com convidados especiais, debates, literatura e até culinária!

Labirinto de Mentiras de Giulio Riccarelli
A abertura do festival contará logo com uma sessão especial intitulada de Romain Gary: A sua história na História onde os convidados especiais Myriam Anissimov e Pedro Mexia falarão sobre a vida do romancista e piloto na Segunda Guerra Mundial, Romain Gary, conversa esta que será o ponto de partida para a abordagem dos 70 anos do fim da Guerra.

Alguns dos filmes de maior destaque desta edição serão Labirinto de Mentiras, uma drama pós-gerra que relata a conspiração das instituições alemães que encobriam crimes nazis durante a II Guerra; Sapatos, uma interessante curta-metragem contando a história de um par de sapatos que passa da montra de uma loja chique até ao campo de concentração de Auschwitz; Corre Rapaz Corre, a história verídica de um menino polaco de 8 anos que foge de um gueto de Varsóvia tentando ocultar a sua identidade judaica. Um filme que capta a guerra apartir do ponto de vista de uma criança; ou por exemplo Gett: O Processo de Viviane Amsalem, filme vencedor de vários prémios em festivais de cinema e nomeado para Melhor Filme Estrangeiro nos Globos de Ouro de este ano e candidato por Israel aos Óscares, contando a história de uma mulher israelita que luta pela dissolução do seu casamento num país onde é praticamente impossivel existir uma separação legal.

Corre Rapaz Corre de Pepe Danquart
Gett: O Processo de Viviane Amsalem de Ronit & Schlomo Elkabetz
O festival decorrerá de 4 a 8 de Março em Lisboa, e pela primeira vez, passará também por Belmonte de dia 7 a 10 de Maio, no Auditório Municipal e no Museu Judaico de Belmonte. 

Para mais informação sobre todos os filmes e programação completa do festival consultem a página oficial: http://www.judaica-cinema.org/ 

Sapatos de Costa Fam

Sem comentários:

Enviar um comentário