quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Monstra 2015 | Festival de Animação de Lisboa


A MONSTRA regressa a Lisboa, este ano para comemorar os seus 15 anos de existência, continuando a celebrar aquilo que de melhor se faz no Cinema de Animação por todo o mundo. Este ano o destaque vai para uma homenagem ao cinema de animação da América Latina e ao todo serão exibidos 75 filmes, 11 deles (longas e curtas metragens) desses países.

Como é habitual a MONSTRA reserva uma secção ao cinema japonês, com uma homenagem ao famosos estúdios de animação Ghibli. Serão exibidos 4 filmes de Isao Takahata, nomeadamente o seu mais recente filme The Tales of Princess Kaguya e ainda The Wind Rises de Hayao Miyazaki. Ainda nesta secção será exibido o documentário Kingdom of Dream and Madness, documentário esse sobre destes dois realizadores.

The Tales of Princess Kaguya de Isao Takahata
The Wind Rises de Hayao Miyazaki
Kingdom of Dream and Madness de Mami Sunada
Outro dos maiores destaques deste ano vai para a antestreia de Shaun the Sheep Movie, que tem agora o seu filme depois do enorme sucesso da série dos estúdios britânicos Aardman. Ainda não está confirmado, mas uma das surpresas do festival poderá ser a presença de realizadores e produtores destes estúdios na exibição do filme para uma masterclass com o público.

Shaun the Sheep Movie de Mark Burton & Richard Starzak
Pode-se também destacar Song of the Sea, o filme irlandês que está nomeado para o Oscar de Melhor Filme de Animação ou Le Roi et l'Oiseau exibido na secção Históricos, escolha do director artistíco da MONSTRA que o considera um dos melhores filmes de animação de todos os tempos.

Song of the Sea de Tomm Moore
Le Roi et l'Oiseau de Paul Grimault
De 12 a 22 de Março a MONSTRA anda pela cidade com sessões e actividades espalhadas entre o Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Museu da Marioneta, BES Arte e Finança e nas Fnac's do Chiado, Colombo e Alfragide.

Para saber mais sobre todo o festival e respectivos espaços e secções consultem o link: http://monstrafestival.com/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário