domingo, 17 de setembro de 2017

Crítica: Sorte à Logan (Logan Lucky) . 2017


Depois de ter afirmado há uns anos que se iria retirar do mundo da realização, ficando apenas ligado a projectos televisivos, Steven Soderbergh quebra a promessa para o bem da humanidade. Simples, mas com estilo e uma grande dose de humor inteligente, Logan Lucky é mais uma certeza que Soderbergh tem obrigatoriamente que continuar a cultivar este lado da carreira.

Jimmy Logan (Channing Tatum) e Clyde Logan (Adam Driver) são irmãos e consideram-se bastante azarados na vida. Jimmy tinha uma carreira promissora no football que lhe escapou derivado a uma lesão num joelho. Clyde é um veterano da guerra do Iraque, que perdeu parte de um braço em combate. Longe de ligar a superstições está a irmã Mellie Logan (Riley Keough). Quando Jimmy descobre a que a sua ex-mulher Bobbie (Katie Holmes) está a pensar mudar-se para outra cidade com a filha de ambos, Jimmy elabora um plano que consiste em assaltar uma pista de corridas de Nascar, pois adquiriu conhecimentos da forma como funciona o sistema pneumático de recolha de dinheiro durante as corridas durante uns tempos em que lá trabalhou. Para que o plano resulte vão precisar contar com a ajuda do velho conhecido Joe Bang (Daniel Craig), um criminoso com muita experiência. 

Soderbergh tem mais do que conhecimento no que toca à realização de filmes que envolvam grandes roubos - ou não fosse ele mais conhecido pelo franchise Ocean's - e só por isso, isto seria um bom augúrio. O filme é uma mistura daquilo que já tinha explorado em Ocean's Eleven - com carros Nascar em vez de casinos - com uma forte vibe de Coen Brothers, com personagens caricatos cheios de graça. Parece que Soderbergh consegue sempre tirar o melhor de Channing Tatum que em conjunto com o fantástico Adam Driver dão vida aos irmãos azarados, e a boa química entre os dois consegue criar momentos super engraçados. Outro dos destaques é Daniel Craig, aqui quase irreconhecível e com um óptimo american accent, num papel muito diferente do que habitualmente faz e bem sucedido. Seth MacFarlane é outro dos tresloucados, que proporciona dos momentos mais cómicos do filme. O plot é bastante concreto e nem sequer nos tenta levar com caminhos enganosos. É de ritmo lento, mas muito inteligente e vive muito do ambiente da West Virginia, onde a country life é vivida à séria.

Felizmente Steven Soderbergh está de volta, e trouxe até nós mais uma obra competente cheia de grandes performances e boa disposição. Temos sorte, com os Logan.

Classificação final: 4 estrelas em 5.
Data de Estreia: 07.09.2017

Sem comentários:

Enviar um comentário