sábado, 21 de junho de 2014

Crítica: The Lunchbox (2013)


Este filme foi muito diferente do que estava à espera, em primeiro lugar porque é um filme indiano e sabemos bem o que esperar de um filme indiano. Sempre cheio de brilho, cores berrantes, sequências de dança muito felizes (ou até mesmo sequências de dança tristes) e claro, muita cantoria. Mas enganem-se porque The Lunchbox não é nada disso.

The Lunchbox ou se preferirem "A Lancheira" é um drama romântico sobre dois estranhos que começam a escrever um para o outro por causa de um erro no serviço de entrega de marmitas de Bombaim (eu não tinha conhecimento deste tipo de serviço intitulado lá como "Dabbawalas" e é um sistema absolutamente incrível!). Uma dona de casa jovem conecta-se com um viúvo mais velho e solitário, o homem que recebe lancheira do seu marido por engano, e através de cartas, eles desenvolvem um vínculo afectivo muito forte.

O filme tem uma atmosfera melancólica e é muito honesto. O facto de retratar vidas comuns dá-lhe um sentimento verdadeiro sobre as situações que estamos a assistir. As emoções não são exageradas e as performances dos três actores principais são óptimas.

Irrfan Khan (que interpretou o personagem Pi na vida adulta no filme de 2012 do premiado realizador Ang Lee, A Vida de Pi) dá um desempenho absolutamente incrível! Podemos sentir todas as emoções que ele quer transmitir e ele não precisou forçar nada. Nimrat Kaur é muito natural e retrata muito bem a mulher que já não é feliz com sua vida matrimonial. Nawazuddin Siddiqui é o personagem engraçado desta história e realmente ilumina a atmosfera e vai-nos fazer rir na maioria das suas cenas.

The Lunchbox é uma boa estreia para o realizador Indiano Ritesh Batra que é definitivamente influênciado pelo cinema europeu e fez um bom trabalho também a escrever esta história de amor. É envolvente e vamos estar interessados durante todo o tempo.

Este filme esteve na pré-selecção dos Oscars deste ano, mas não chegou a ficar na selecção final. Tenho pena pois teria sido uma boa oportunidade para mostrar ao mundo a viragem que o cinema Indiano está a ter e que a ideia de que os filme feitos na Índia são só dança e cantigas o que na realidade já não é bem assim. Esperemos que este realizador continue com o bom trabalho e que ele e outros ajudem a promover ainda mais este tipo de cinema Indiano (mais virado para o que se faz na Europa) seja mostrado em todo o mundo.

Ainda podemos encontrar The Lunchbox A Lancheira em exibição, mas só em Lisboa no Cinemas UCI do El Corte Inglês e no Cinema City de Alvalade.







Classificação final: 4 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário