quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Crítica: Lion - A Longa Estrada Para Casa (Lion) . 2016


Realizado por Garth Davis, Lion - A Longa Estrada Para Casa é o filme baseado no livro "A Long Way Home" de Saroo Brierley, contando a sua história de vida como pobre menino indiano que se perde da família com apenas cinco anos e vai parar à Austrália à casa de um casal da alta sociedade. 

No final dos anos 80, na Índia, um menino de seu nome Saroo (Sunny Pawar) separa-se do irmão numa estação de comboio, quando este se ausenta para trabalhar. Saroo acaba por ir parar dentro de um comboio a imensos quilómetros de distancia de casa, desorientado e sem saber como regressar para junto do irmão e da mãe. Depois de andar a vaguear pelas ruas durante um tempo, sujeito a muitos perigos e situações complicadas, acaba por ir para a um orfanato. Posteriormente é enviado para a Tasmania, onde começará uma nova vida junto de um casal australiano (Nicole Kidman e David Wenham) que o decide adoptar. Avançamos no tempo vinte anos e encontramos um Saroo (Dev Patel) diferente, sempre transparecendo um certo vazio no olhar, que mesmo com uma vida aparentemente perfeita, se sente cada vez mais incompleto à medida que vai conseguindo relembrar alguns dos momentos que passou com a família biológica. Através da namorada (Rooney Mara) e um grupo de amigos, Saroo descobre a mais recente invenção da Google, o Google Maps e é então que se dedica dia e noite pela busca da sua verdadeira família. Um filme sobre sentimentos e relações que aborda adopção, pobreza e o real sentido de felicidade e do amor sob diferentes formas.


Com alguma dificuldade em fugir aos clichés mas atento a alguns pormenores interessantes que o elevam um pouco mais, Lion - A Longa Estrada Para Casa aposta numa boa edição, boa banda sonora e muito boa cinematografia, levando-nos a imaginar as dificuldades e a percorrer caminhos desconhecidos sob o olhar de uma criança de cinco anos, aqui soberbamente interpretada pelo adorável Sunny Pawar, que carrega o filme consigo durante quase toda a sua primeira parte. Não é por isso que devemos tirar o valor à tocante performance de Dev Patel que vem a evoluir cada vez mais como actor, debatendo-se com a vontade de conhecer a sua verdadeira família, mas com o medo de desiludir a sua mãe adoptiva que tudo fez pelo seu sucesso e bem estar, essa interpretada por Nicole Kidman, que também ela demonstra no seu melhor os seus dotes de representação, colocando uma grande emotividade no personagem, mas que mesmo assim poderia ter sido mais explorado. 

Fica a faltar mais desenvolvimento na relação familiar e amorosa de Saroo, onde podíamos ver diferentes situações exploradas que seriam interessantes para o desfecho da história. No entanto, fica a reter a principal mensagem, que tem como principal objectivo alertar-nos para o estrondoso numero de crianças indianas que se perdem por ano, e da quantidade delas que precisa de ser acolhida num novo e reconfortante lar. 

Classificação final: 3 estrelas em 5.
Data de Estreia: 08.12.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário