A MONSTRA regressa a Lisboa, este ano para comemorar os seus 15 anos de existência, continuando a celebrar aquilo que de melhor se faz no Cinema de Animação por todo o mundo. Este ano o destaque vai para uma homenagem ao cinema de animação da América Latina e ao todo serão exibidos 75 filmes, 11 deles (longas e curtas metragens) desses países.
Como é habitual a MONSTRA reserva uma secção ao cinema japonês, com uma homenagem ao famosos estúdios de animação Ghibli. Serão exibidos 4 filmes de Isao Takahata, nomeadamente o seu mais recente filme The Tales of Princess Kaguya e ainda The Wind Rises de Hayao Miyazaki. Ainda nesta secção será exibido o documentário Kingdom of Dream and Madness, documentário esse sobre destes dois realizadores.
The Tales of Princess Kaguya de Isao Takahata |
The Wind Rises de Hayao Miyazaki |
Kingdom of Dream and Madness de Mami Sunada |
Outro dos maiores destaques deste ano vai para a antestreia de Shaun the Sheep Movie, que tem agora o seu filme depois do enorme sucesso da série dos estúdios britânicos Aardman. Ainda não está confirmado, mas uma das surpresas do festival poderá ser a presença de realizadores e produtores destes estúdios na exibição do filme para uma masterclass com o público.
Shaun the Sheep Movie de Mark Burton & Richard Starzak |
Pode-se também destacar Song of the Sea, o filme irlandês que está nomeado para o Oscar de Melhor Filme de Animação ou Le Roi et l'Oiseau exibido na secção Históricos, escolha do director artistíco da MONSTRA que o considera um dos melhores filmes de animação de todos os tempos.
Song of the Sea de Tomm Moore |
Le Roi et l'Oiseau de Paul Grimault |
De 12 a 22 de Março a MONSTRA anda pela cidade com sessões e actividades espalhadas entre o Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Museu da Marioneta, BES Arte e Finança e nas Fnac's do Chiado, Colombo e Alfragide.
Para saber mais sobre todo o festival e respectivos espaços e secções consultem o link: http://monstrafestival.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário