sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Crítica: Mustang . 2015


Em pleno século XXI, ainda existem realidades difíceis de compreender. Adorável mas ao mesmo tempo passando uma atmosfera de sufoco e contensão, Mustang é uma belíssima representação da chocante realidade vivida por jovens adolescentes subjugadas às regras da sociedade em que vivem. Realizado por Deniz Gamze Ergüven, foi muito elogiado no ano passado no Festival de Cannes e está nomeado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro este ano.

Numa pacata aldeia Turca, cinco irmãs órfãs - Lale (Günes Sensoy), Nur (Doga Doguslu), Ece (Elit Íscan), Selma (Tugba Sunguroglu) e Sonay (Ilayda Akdogan) - encontram-se numa praia a festejar o fim do ano lectivo, e o começo das tão esperadas férias de Verão. Quando uma vizinha observa a inocente diversão entre as meninas e os rapazes amigos de escola, conta à avó das mesmas, alegando que o seu comportamento teria sido inaceitável e desrespeitoso. Ao chegar a casa são de imediato recebidas com agressividade. A revolta das irmãs, fruto da rebeldia da juventude, toma conta do seu dia-a-dia e a partir daí as reprimendas tornam-se constantes e os castigos cada vez mais severos, chegando ao ponto de estarem presas dentro de casa sem poder sair. Aos poucos a avó começa a trazer pretendentes para casa, determinada a casar as mais velhas para que possam sair de casa o mais rápido possível.


O triste retrato sobre uma sociedade e os seus severos costumes, é aqui feito de forma bastante poderosa, mas contrastado de forma muito interessante com uma visão não só inocente, mas também de descoberta sexual na adolescência. O facto de ser contado sob o ponto de vista das jovens, faz com que seja mais brutal, possuindo tanto um lado pesado, como outro mais leve e descontraído, com alguns apontamentos de comédia quase todos provenientes da mais nova das irmãs, aqui sob uma perspectiva de heroína e aventureira disposta a lutar contra tudo o que não acha justo. Com elas vamos sentindo o peso daquele Verão, que se revelou como o último que passariam desfrutando - ainda que sem total liberdade - os prazeres de ser adolescente.

Uma obra marcante, com uma subtileza visual bela e significativa, Mustang distingue-se tanto pela forma impressionante com que demonstra uma realidade, como encanta pela forma natural e sincera com que estas cinco jovens actrizes desempenharam os seus papeis.

Classificação final: 4 estrelas em 5.
Data de Estreia: 18.02.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário