quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Crítica: Matem o Mensageiro (Kill the Messenger) 2014


Data de Estreia: 16-10-2014

Politica e Jornalismo. Duas áreas que em conjunto nunca são capazes de funcionar bem. Politicos juram que tudo o que fazem é em prol do povo. Jornalistas alegam que têm a obrigação de nos informar à cerca de aspectos relevantes da sociedade em que vivemos.

Matem o Mensageiro é um intenso filme sobre um importante fragmento da história dos Estados Unidos da América que caíu no esquecimento. Baseado na história verídica do jornalista Gary Webb (Jeremy Renner) que fez uma descoberta chocante em meados dos anos 90. Webb descobriu que a CIA estava envolvida na importação de grandes quantidades de droga para dentro dos EUA, que era vendida em enormes quantidades para dentro dos guetos americanos, angariando dinheiro para "Os Contras", grupos rebeldes de Nicarágua e recebiam apoio financeiro e militar por parte dos EUA, durante o mandato de Ronald Reagan.  Pressionado para não continuar com a investigação do caso, Webb decide continuar em busca de todos os factos o que fez com que ele próprio se transforma-se num alvo a abater.

Jeremy Renner tem uma performance bastante sólida, conseguindo carregar o personagem central durante todo o filme muito bem, transparecendo cada emoção de forma verdadeira. Existem bons nomes fazendo parte do elenco secundário, nomes como Rosemarie DeWitt, Mary Elizabeth Winstead ou Oliver Platt entre outros, mas acabam por não brilhar muito, com performances boas, mas sem muito relevo.

É bastante obvio de que a ideia deste filme seria homenagear o trabalho presistente deste jornalista e do seu trágico fim, consequência de se ter entregue demais a um caso que todos os envolvidos tentaram encobrir. A parte jornalistica e criminal da história esta bastante bem construida e consegue ser totalmente interessante fazendo com que o público queira descobrir mais e mais tal como Webb com o decorrer da história, mas quando é adicionado a parte do drama familiar que o jornalista começa a viver (também consequência do trabalho em que se envolveu) é que as coisas não resultam da melhor maneira. Estamos definitivamente interessados em saber qual o próximo passo da investigação e o suspense é de repente quebrado com demasiado drama de familia, envolvendo até coisas pessoais do casamento de Webb, como traições do passado, coisas que são totalmente desnecessárias para aquilo que o filme pretende passar.

Matem o Mensageiro acaba por ser bem sucedido quando deixa no ar aquele espirito de "teoria da conspiração", lado que os Americanos odeiam mostrar, mas acaba por falhar quando a tensão é quebrada com elementos desnecessários.










Classificação final: 3,5 em 5 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário