sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Crítica: O Juíz (The Judge) 2014


Data de Estreia: 16-10-2014

Passado um bom tempo, finalmente podemos ver o grande Robert Downey Jr. fazer algo diferente do super-herói Iron Man ou até mesmo do muito inteligente mas tresloucado Sherlock Holmes. Nada contra, visto que o sucesso destes dois blockbusters se deve muito ao seu talento e aquilo que ele dá aos personagens que interpreta. Em O Juíz  podemos vê-lo a fazer um papel mais profundo e sério, nunca perdendo o seu lado ironico que engraçado que sempre nos faz rir assim que é necessário. Interpreta aqui um personagem que pode ser perfeitamente adptado à vida real e confesso que já tinha saudades de o ver novamente num registo diferente.

O Juíz divide-se entre as salas de audiência de tribunais e o drama familiar de uma familia marcada por problemas do passado, que até então se encontram mal resolvidos. O advogado Hank Palmer (Robert Downey Jr.) vê-se obrigado a regressar a sua terra natal, no Indiana, passados 20 anos, para o funeral da sua mãe. Hank sempre teve problemas com o seu pai (Robert Duvall), um respeitado juíz da cidade, e durante a sua suposta curta estadia o seu pai é considerado o principal suspeito de um homicidio. Hank vê-se obrigado a ajudar o seu pai a descobrir a verdade acabando por voltar a conectar-se com os seus irmãos e até com velhos conhecidos da pequena cidade.

O filme não é simplesmente uma história sobre tribunais, leis ou investigação criminal, mas sim um drama familiar onde os personagens se vão redescobrir a si próprios, aprender a perdoar e respeitarem-se uns aos outros. O lado emocional da história é mais importante do que tudo o resto, e apesar dos inúmeros clichés que o filme possa ter, eles resultam na perfeição para aquilo que é suposto o filme nos dar, acabando por nunca desiludir.

É sem dúvida um filme de grandes interpretações. A química entre Downey Jr. e Duvall é mesmo muito boa e todas as suas cenas juntos são muito intensas. Todo o elenco secundário tem um bom desempenho, mas são principalmente eles os dois que fazem com que O Juíz deixe de ser apenas mas um drama de conflitos entre pai e filho, e sim um retrato real de muitas familias, sincero e honesto que conta com um final um pouco diferente do que estamos à espera.






Classificação final: 3,5 estrelas em 5.

3 comentários:

  1. Também gostei
    ★★★½
    ( já voltavas ao twitter :P )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa ;)

      Tens razão devia voltar mesmo, sempre gostei imenso do twitter. Tenho que fazer uma gestão melhor do meu tempo. Nunca pensei que o blog me ocupasse tanto tempo, mas é com muito gosto que faço isto aqui. E fico feliz em saber que pessoas como tu que gostam imenso de cinema e percebem (e não é pouco) da coisa venham aqui ler os meus posts. Obrigada!

      ps. vou fazer os possiveis para voltar ao twitter (em grande) muito em breve!!

      Eliminar
  2. Eu achei The Judge o filme divertido, no início parece ser algo muito plana, mas alguns momentos mais tarde você pode contar toda a história por trás do advogado (filho do juiz). A relação entre eles não é bom, mas no fundo eles amam e respeitam. Grande filme, 100% recomendado.

    ResponderEliminar