quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Crítica: Os Monstros das Caixas (The Boxtrolls) 2014


Data de Estreia: 16-10-2014

Dos estúdios americanos de animação stop-motion Laika, muito conhecido pelas suas duas anteriores animações Coraline (2009) e ParaNorman (2012) chega este ano o divertido, sombrio e igualmente fantástico no que toca aos visuais, Os Monstros das Caixas (The Boxtrolls). 

Realizado por Graham Annable e Anthony Stacchi e baseado no livro "Here be Monsters!" de Alan Snow, este filme é passado em Ponte de Queijais, uma cidade bastante peculiar (onde todo o povo parece idolatrar queijo) e conta-nos a história do menino Ovos, criado deste bebé por criaturas de um mundo subterrâneo intituladas como "Monstros das Caixas" que sobem ao "mundo de cima" apenas durante a noite e criam o medo e pânico em todos os habitantes da cidade. Ovos, pensa que é um deles e desconhece totalmente que é humano. Um dia conhece a filha de um dos mais ricos e poderosos homens da cidade, partindo numa aventura em busca de uma reconciliação entre os dois mundos. Para isso terão de enfrentar um temível extreminador de Monstros das Caixas que têm planos mais sombrios, só com o objectivo de se tornar num dos homens poderosos de Ponte de Queijais.

Uma história muito aventureira e divertida que entretem do inicio ao fim, passando importantes mensagens não só aos mais pequeninos como também aos adultos. A desigualdade entre a sociedade, descriminação entre ricos e pobres, amizade e lealdade são alguns dos temas explorados na trama.

Apesar de todos os clichés habituais dos filmes de animação, estes estudios continuam a produzir boas obras que se conseguem destacar no mundo da animação. O tom sombrio, escuro e quirky dos seus filmes, consegue como que criar um género, não de terror, mas mais sério para as crianças, que em vez de assustar é capaz de conseguir fazer passar as mensagens de forma eficaz. Infelizmente apesar de todo o entretenimento, Os Monstros das Caixas não consegue ser tão envolvente, não superando os anteriores filmes dos estúdios Laika (principalmente Coraline). Não é mau, de todo, mas fica um pouco aquém. Talvez por a fasquia estar bastante elevada, pode nos levar a ter expectativas demasiado.

Como grande admiradora da animação feita em stop-motion, e tal como a Laika já nos tinha habituado com os seus dois trabalhos anteriores, este filme continua a estar muito bem executado. É incrivel como é possivel fazer algo tão perfeito desta maneira. Um trabalho absolutamente magnifico ao qual devemos dar grande valor. Ficarei atenta ao que eles nos irão trazer no futuro.

Uma Animação não só para crianças, mas também para os adultos!








Classificação final: 3,5 estrelas em 5.

2 comentários:

  1. Não sei se devia comentar este post ou não, porque o trailer realmente cativou-me, mas sinto uma ligeira vergonha porque a tua crítica menciona Coraline e Paranorman, dois filmes de animação que me passaram ao lado. Mas como gosto de coisas diferentes e arrojadas, com "meaning" vou já colocar este na lista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, não é vergonha nenhuma! :)

      Até te aconcelho a ver então este primeiro e se realmente gostares vê os outros porque são realmente muito bons (o Coraline é o meu favorito). Os filmes que estes estúdios fazem são realmente diferentes e a Animação Stop-Motion é uma coisa a que dou bastante valor. Dá imenso trabalho e a execução é perfeita!

      Eliminar