quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Crítica: Pan: Viagem à Terra do Nunca (Pan) . 2015


Todos estamos familiarizados com a história de Peter Pan, e com as versões cinematográficas inspiradas nele, quer em animação quer em live-action. Esta foi a vez do realizador inglês Joe Wright se aventurar pela Terra do Nunca e acontece que o resultado não é definitivamente o melhor.

O filme é a prequela da bem conhecida história original de 1904, de J. M. Barrie, focando-se nas origens do menino órfão, tal como em todas as personagens associadas a ele. Como Peter Pan (Levi Miller) chega a Terra do Nunca, como este conhece Hook (Garrett Hedlund), Blackbeard (Hugh Jackman), Tiger Lily (Rooney Mara) - que se destaca quase que apenas com o propósito de arranjar o romance forçado da trama, entre esta e o Capitão James Hook - e como todos se conectam entre si. Todos os elementos essenciais que sempre associamos e que bem conhecemos cada vez que pensamos naquilo que é Peter Pan, parecem ser totalmente esquecidos ou desvalorizados aqui o que torna a experiência em algo um pouco estranho e até confuso.

Sem tom cem por cento definido, por vezes não percebemos que caminhos o filme quer seguir. Ora musical, ora drama, ora fantasia, ora comédia, Pan revela-se bastante inconsistente, sem bom equilíbrio, perdendo por vezes o ritmo perante cenas repetitivas e cliché que não seguem aquilo que conhecemos da história original de Peter Pan. Os seus momentos à lá Baz Luhrmann não encaixam no filme de forma alguma, tal como a forma como as personagens da história são apresentadas e mal desenvolvidas, com um Hugh Jackman em modo "Johnny Depp" que por mais bom actor que seja, consegue ser colocado numa posição menos digna de reconhecimento, derivado à fraca abordagem ao seu personagem. Um festin visual - mas que por vezes também não tem o melhor resultado - não é o suficiente para o tornar minimamente cativante. A quantidade de pontas soltas que deixa é indicador do quanto foi pensado para ter sequela, mas é algo que muito provavelmente não chegará a acontecer.

Classificação final: 1,5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 15-10-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário