domingo, 18 de maio de 2014

Crítica: The Double (2013)



Bem já que toda a gente foi ver o filme do Godzilla este fim de semana eu decidi contrariar "a onda" e ir ver The Double um filme que me causou bastante interesse desde que comecei a ouvir falar dele.

Richard Ayoade é muito peculiar como realizador. Em The Double, semelhante com o que ele fez no seu filme anterior Submarine de 2010, ele prova mais uma vez que gosta de escrever sobre personagens desajeitados com formas estranhas de viver a vida, aparências diferentes do normal e personalidades muito impróprias.

Simon é apenas um simples funcionário num escritório onde ninguém repara nele. Ele é sempre muito tímido e inseguro o que faz com que os colegas gozem com ele e na maioria das vezes não o levem a serio nem acreditem nas suas capacidades no trabalho. Quando um novo funcionário chega ao escritório, ele começa a ficar paranóico. O sujeito é fisicamente igual a ele, mas com uma personalidade totalmente oposta e parece que ninguém notou na diferença. Olham para eles como duas pessoas diferentes apesar de fisicamente serem iguais.

The Double é definitivamente um filme muito criativo com uma história verdadeira que é contada de uma maneira muito inteligente! Pode parecer um filme muito confuso, mas no meu ponto de vista até é bastante simples se pensarmos um bocadinho. Eu tenho a minha própria interpretação da história, mas é claro que não vou contar, pois não quero desvendar nada que não é suposto.
A mensagem que retiramos dele é muito triste, porque realmente reflecte o mundo em que vivemos. As pessoas adoram quando há alguém confiante, inteligente e agradável para todos à sua volta, mas geralmente esse tipo de pessoas são as mais cínicas e serão essas as primeiras que apunhalam os outros pelas costas. Mas esses são aqueles que mais facilmente conquistam o mundo.

As performances são óptimas! Jessie Einsenberg dá um desempenho absolutamente incrível e ele é perfeito neste papel. Mia Wasikowska é sempre encantadora, acho que ela vai se tornar uma actriz muito bem reconhecida. O elenco secundário também foi muito bom independentemente dos seus pequenos papéis.

A cinematografia é absolutamente fantástica! A luz, a cenografia, o trabalho de camera e todas as cores usadas foram simplesmente perfeitas! Um filme visualmente lindo de se ver!

Eu não vejo toda a gente a conseguir apreciar este filme no seu todo. Acho que não é para toda a gente, e com isso quero dizer, pode não agradar aqueles que não apreciam alguma "estranheza" num filme, e definitivamente devem esperar isto deste filme, mas realmente gostei e acho que ele transparece para o lado de cá a paixão dedicada na realização do mesmo. Mesmo que não sejam fans de filmes mais peculiares, acho que devem dar-lhe uma oportunidade.

The Double é um filme que certamente merece reconhecimento. Acho que pode vir a ser um dos meus favoritos deste ano.

Estreou apenas na passada Quinta-Feira, mas em Lisboa só se encontra nos Cinemas da Zon Amoreiras, Medeia Monumental e UCI El Corte Inglês.






Classificação final: 4,5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário