segunda-feira, 30 de março de 2015

Crítica: Noi e la Giulia 2015


Filme:

Noi e la Giulia é uma comédia italiana que se diz dedicada a todos os falhados, mas acima de tudo a todos aqueles que têm um "plano B". A sua história é basicamente isso, um plano B contínuo, onde tudo o que acontece tem consequências de alguma ordem, o que faz com que acabem sempre por recorrer a outro plano, fugindo ao que ficou estipulado anteriormente.

Diego (Luca Argentero), Fausto (Edoardo Leo) e Claudio (Stefano Fresi) têm uma grande vontade de abandonar aquilo que fazem profissionalmente para realmente seguirem os seus sonhos. Sem se conhecerem decidem entrar na aventura de remodelar uma quinta no sul de Itália com a ideia de a transformarem num destino de turismo rural.
Mais tarde juntam-se a eles Sergio (Claudio Amendola) e Elisa (Anna Foglietta) e quando ao volante de um Alfa Romeo Giulia aparece Vito (Carlo Buccirosso), um mafioso que os põe a par daquilo que os clãs que controlam a região fazem, as coisas ficam rapidamente fora de controlo.

Cada personagem é mais trapalhona que a outra, e as suas características individuais fazem com que o grupo funcione bem e exista uma boa dinâmica. De todas as personagens a que merece mais destaque é sem dúvida Sergio (Claudio Amendola) que é o responsável pela maior parte das gargalhadas durante todo o filme, numa performance aparentemente séria e mais conservadora (visto que interpreta um comunista nato) mas que acaba por se revelar bastante divertida ao demonstrar os seus ideais perante as situações mais caricatas.

As falhas que o enredo possa ter, são sempre superadas pela boa interpretação do elenco, que nunca deixa de fazer com que nos interessemos por eles. Também é interessante ver como o Giulia (carro) se transforma realmente num personagem da história, trazendo-lhe um cheirinho de nostalgia e simplicidade dos tempos antigos em que o estilo de vida era bastante mais tranquilo e simples, não tão louco e frenético.

O final aberto, revela-se um pouco diferente daquilo que estamos a espera, mas não ficamos desiludidos. Afinal de contas, o filme leva a cabo todo o espirito de mudança e coragem de mudar toda uma vida pela busca da felicidade. Um feel-good movie que nos deixa a pensar que realmente nunca é tarde para recomeçar.


Classificação final: 3,5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário