Wolfgang (Sam Louwyck), a sua mulher Angelica (Alba Rohrwacher) e as suas quatro filhas vivem no meio do campo na região da Toscana gerindo um negócio de apicultura. Esta é uma família bastante diferente de outras, ansiando preservar a tradição, fazendo com que se mantenham isolados e apenas focados no trabalho. Wolfgang é um homem rígido, amante da natureza e tenta manter e passar esse estilo de vida às filhas. Gelsomina (Maria Alexandra Lungu, na sua primeira performance e por sinal muito boa), a mais velha e predilecta do pai, é quem está encarregue de assumir os negócios da família na sua ausência. Sentimos em Wolfgang, sempre um certo sentimento de frustração por nunca ter tido um filho e quando aparece a oportunidade de ter a seu cargo, através de um programa de detenção juvenil,o misterioso jovem problemático Martin (Luia Huilca Logrono), Gelsomina que até então se sentia no centro das atenções na família fica aborrecida mas ao mesmo tempo entusiasmada com a situação. É então que percebemos que mais do que uma história sobre uma família meio estranha e disfuncional, ela centra-se no amadurecimento de Gelsomina, na sua entrada da adolescência e em todos os desafios que terá de enfrentar.
A realizadora e argumentista do filme Alice Rohrwacher, é capaz de captar de forma encantadora os conflitos pelos quais Gelsomina está a passar, enquanto o seu pai se recusa e deixa-la viver a vida "lá fora", obrigando-as constantemente a estar afastadas do mundo moderno. Marinella (Agnese Graziani) é também um
dos destaques deste filme, como a engraçada irmã que idolatra Gelsomina.
O País das Maravilhas - vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes 2014 - revela-se um belo e simples conto de amadurecimento que nos mostra um género diferente de coming-of-age, mais profundo e duro com um fim que talvez não fosse o mais previsível de todos, mas que certamente nos fará pensar mais sobre a vida que por vezes levamos, através de um conceito de família e felicidade bastante peculiares.
Classificação final: 4 estrelas em 5.
Data de Estreia: 02-04-2015


Sem comentários:
Enviar um comentário