terça-feira, 11 de agosto de 2015

Crítica: Massacre no Texas (The Texas Chainsaw Massacre) . 1974


Review presente na edição nº40 (Verão) da 

Clássico intemporal do género de Terror, The Texas Chainsaw Massacre, de Tobe Hooper, é um marco na história do cinema, continuando ainda nos dias de hoje a ser fonte de inspiração para muitos outros realizadores devido ao impacto que sempre causou.

Dois irmãos decidem viajar até ao Texas para se certificarem que o túmulo do seu avô se encontra em plenas condições, depois de terem ouvido no rádio que o cemitério da região andava a ser alvo de actos de vandalismo. Na viagem levam consigo mais três amigos, o namorado da irmã e um casal amigo. Enquanto preparam tudo para se instalar ao chegar à propriedade da família, o casal entra numa casa nas proximidades para pedir combustível, e logo se depara com a crueldade o famoso e emblemático Leatherface. O que se segue podemos de imediato imaginar. O pesadelo estava prestes a começar, quando afinal se tratava da casa de uma velha família de canibais loucos que usam dos recursos mais macabros e sinistros para capturar e depois transformar as suas vítimas em banquete.

Com uma atmosfera absolutamente assustadora, não é preciso muito para causar o pânico ao espectador. Um ruído apenas será o suficiente para que também nós comecemos a sentir o medo e pavor, com o forte calor do Texas como pano de fundo, contendo também já por si só uma sensação de tamanha claustrofobia e maior ansiedade, onde a violência tem a meu ver, um papel muito mais psicológico, que mexe connosco, do que propriamente a componente visual.

Se quiserem saber o que é um excelente filme de terror e ainda não tiveram oportunidade de ver este, esta é definitivamente a escolha certada. Prometo que não se vão arrepender!

Classificação final: 5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário