segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Crítica: O Primeiro Verão . 2014


Review presente na edição nº40 (Verão) da 

Vencedor de dois prémios no Festival IndieLisboa 2014, O Primeiro Verão é a estreia cinematográfica de Adriano Mendes, que para além de realizar, também é o argumentista, actor, editor e responsável pela banda sonora do filme.

Isabel (Anabela Caetano) conhece Miguel (Adriano Mendes) numa aula de condução e desde então começam aos poucos a tornar-se mais próximos, começam a sair mais vezes e uma grande cumplicidade entre os dois nasce. Este é o coming-of-age que mostra como o primeiro Verão de Isabel e Miguel - aquele que realmente os faz crescer e descobrir sentimentos novos, responsabilidades novas - é um dos mais importantes das suas vidas, e será sempre aquele que facilmente irão lembrar pelas marcas que deixa. A ingenuidade e leveza dos personagens no início do filme, gradualmente se vai transformando em algo mais pesado e duro, sinal do crescimento dos próprios personagens ao longo do filme.

São bastante claras todas as limitações do filme, mas é notório que mesmo com pouco Adriano Mendes tenha conseguido fazer algo interessante, longe de estar perfeito mas definitivamente aceitável. O ritmo do filme pode por vezes não ser o melhor, e algumas das suas decisões podem não ter sido as mais correctas mas o filme consegue demonstrar bem qual é o seu propósito. É obrigatório ressalvar a magnifica prestação da actriz Anabela Caetano, que através de uma performance honesta e muito credível é capaz de passar à audiência todos os sentimentos e frustrações da personagem, mesmo quando não existe diálogo.



Apesar de todos os seus problemas, para primeiro trabalho pode dizer-se que não correu mal e devemos ficar de olho neste jovem realizador português.

Classificação final: 2,5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário