quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Crítica: Férias (Vacation) . 2015


Passados 32 anos, uma nova geração da família Griswold está de volta à estrada para a road-trip da sua vida! Em 1983, nascia a série de filmes National Lampoo's Vacation (em português Que Paródia de Férias) que seguia as aventuras de uma família cujas tentativas para passar tempo de qualidade juntos saíam sempre frustradas, constantemente confrontados com as mais variadas situações, todas elas desastrosas e estranhamente excêntricas. Férias é o quinto segmento da franquia e base de inspiração segue exactamente a linha do primeiro filme.

Rusty Griswold (Ed Helms) decide quebrar a tradição de férias em família e relembrar os bons momentos (ou não) que passou com os seus pais e irmã, numa das mais loucas viagens que fez quando era jovem até ao parque temático Walley World. Ele, a sua mulher (Christina Applegate) e os seus dois filhos (Skyler Gisondo e Steele Stebbins) têm pela frente uma viagem de 4000 km ao longo dos EUA, tal como o seu pai fez há mais de 30 anos atrás. Ao longo da jornada - que todos fazem contrariados menos o entusiasta Rusty - as mais doidas situações estão prestes a acontecer, o pior é que por mais desejosos que estejamos para dar uma gargalhada, as vezes em que isso acontece são poucas ou nenhumas. Piadas forçadas, algumas extremamente indelicadas ou demasiado cliché não ajudam e passamos o tempo todo a espera de gloriosos momentos que pouco ou nada surpreendem.

Nunca percebemos bem que posição o filme tenta alcançar, pois apesar de tentar afirmar-se como sequela, por momentos não percebemos se estamos a assistir a um remake ou reboot. Pouco depois do inicio do filme, o personagem de Helms deixa bem claro que quer que esta história fique marcada por si só, sem ser associada a algo do passado, que qualquer um pode desfrutar de uma nova forma. O que é certo, é que até essa cena é totalmente artificiosa, pois tudo aquilo que se segue foi feito com base no original, mas de forma excessiva. Não é que Ed Helms não seja engraçado, mas o carisma de Chevy Chase como protagonista da série é totalmente adorável de ser visto, coisa que Helms passa completamente ao lado, tentando interpretar uma versão de Chase, mas mil vezes mais exagerada.

Escrito e realizado por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, Férias, não só é uma tentativa falhada de trazer aos fãs do filme original a nostalgia de outros tempos, mas também não consegue marcar uma boa posição perante os espectadores mais jovens que não estão familiarizados com a história. As expectativas já não eram muito altas, mas esta nova versão foi capaz de ficar muito mais aquém do que esperava.

Classificação final: 2 estrelas em 5.
Data de Estreia: 20-08-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário