segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Crítica: O Estagiário (The Intern) . 2015


Escrito e realizado pela bem conhecida Nancy Meyers, a mulher que deu vida a histórias como Father of the Bride, What Women Want, Something's Gotta Give ou mais recentemente It's Complicated, mantém-se bastante fiel ao tipo de narrativa e sentimentos a transmitir através das suas histórias. O Estagiário é mais um exemplo disso. Um filme simpático, com muito coração.

Jules Ostin (Anne Hathaway) é a fundadora de uma empresa de grande sucesso de venda de roupa online. Quando à sua revelia um amigo e colaborador no trabalho, a informa que a empresa faz parte de um programa de integração de estagiários sénior, a ideia não agrada a Jules. Ben Whittaker (Robert De Niro) de 70 anos, é o mais recente estagiário da empresa e é destacado para trabalhar directamente com Jules. Farto da rotina de reformado e muito entusiasmado com a ideia de se sentir útil novamente, Ben é adorado por todos, mas Jules não lhe acha lá grande piada. Ben começa involuntariamente e interferir na vida da empresa, mas também na vida pessoal de Jules e uma amizade inesperada acaba por acontecer.

A química entre Robert De Niro e Anne Hathaway é absolutamente adorável e graças aos dois o filme tem o suporte necessário para ser aceitável. Ben é aquele personagem sábio, que surge para dar lições de vida aos outros. O filme inicialmente pode parecer ser sobre Ben, mas no fundo, acaba por não ser sobre as decisões que os que o rodeiam tomam devido às mensagens que lhes transmite através da sua experiência de vida. Conforme vai seguindo um caminho bastante soft, mesmo com algumas complicações pelo meio, é quando não esperamos que revelações mais desgostosas surgem e a parte emocional entra em jogo. À medida que Ben se torna cada vez mais querido de todos, algumas situações parecem não fazer muito sentido, mas contribuem para a parte cómica do filme. O final sabe a pouco, mas o filme esforça-se realmente por não seguir os caminhos pelos quais seria óbvio seguir.

O Estagiário revela tudo aquilo que se pode esperar dele e por isso mesmo acaba por não desiludir, até porque pelo meio da história previsível, ele consegue-nos dar umas pequenas voltas e até surpreender com alguns momentos muito engraçados.

Classificação final: 3 estrelas em 5.
Data de Estreia: 01-10-2015

2 comentários:

  1. Não é nada de outro mundo mas gostei, é um filme simpático.
    ★★★½ [7/10]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é. Só tenho pena é que o De Niro, ultimamente, opte muito por coisas do género.

      Eliminar