domingo, 7 de setembro de 2014

Crítica: Starred Up (2014)


E mais uma vez, com pouco se consegue fazer algo de muito bom. Starred Up é um filme independente de baixo orçamento, que joga muito com as emoções, mostrando situações muito intensas sempre passadas dentro de uma prisão. Com planos muito interessantes, sem qualquer existência de banda sonora e grandes diálogos entre personagens este filme consegue ser envolvente e até gracioso apesar da grosseira atmosfera que se vive dentro daquelas paredes.

Eric Love é um jovem bastante problemático. Tem muita dificuldade em controlar o seu temperamento tendo atitudes extremamente violentas. Acaba de ser transferido de uma instituição para jovens delinquentes para uma prisão, coisa que não costuma ser normal visto que Eric ainda não atingiu a maioridade, tendo sido então aberta uma excepção na tentativa de guiar Eric ao bom caminho. Na prisão Eric terá de aprender a controlar-se, ser menos explosivo e agressivo para com todos, coisa que até aqui tem sido impossível de concretizar. Lá ele irá conhecer vários tipos de prisioneiros, aprender a lidar com cada um deles e até aprender o que é criar laços com outras pessoas. Mas talvez o mais difícil de tudo será o facto de ter de lidar com dos membros mais influentes da prisão, Neville Love, o seu pai com quem nunca teve praticamente contacto até então.

No inicio do filme facilmente conseguimos compara-lo com Bronson,  o filme de 2008 de Nicolas Winding Refn com Tom Hardy no principal papel (para quem já tenha visto) tendo em conta o comportamento do personagem principal da história, mas não pensem que irão assistir a algum tipo de cópia pois em termos de enredo são completamente diferentes.

Starred Up consegue passar para a audiência um poder emocional muito grande. Algumas das cenas carregam uma tensão enorme fazendo com que o espectador fique completamente conectado com o que está a assistir. É nos dado a conhecer mais uma vez muita da corrupção, diferença e hierarquias que existem pelas prisões por todo o mundo. Todas as cenas parecem ser totalmente realistas e isso também se deve as grandes interpretações dos actores.

Jack O’Connoll dá uma performance absolutamente convincente no papel de Eric, nem por um segundo deixamos de olhar para ele como o delinquente, violento mas ao mesmo tempo bom rapaz que se perdeu por algumas amarguras que passou apenas até aos seus 19 anos de vida. Ben Mendolsohn que estamos mais habituados a ver em papeis secundários, sempre muito bem representados, também se sai muito bem aqui, num papel com mais destaque do que aqueles onde normalmente o vemos. Todo o resto do elenco secundário também fez um bom trabalho em cada um dos seus papeis.

Penso que talvez pudesse ter havido mais desenvolvimento dos personagens. Algumas coisas que teríamos interesse em saber ficam a pairar no ar, e teria sido interessante saber mais sobre elas. O final a meu ver também foi um pouco abrupto, meio que apressado. Facilmente conseguimos imaginar o que vai acontecer a seguir, mas não teria sido mau ver mais alguns minutos de filme.

Apesar de alguns contras que Starred Up possa ter, os seus prós superam o resto que possa deixar um pouco a desejar. Um bom filme, poderoso que mostra uma realidade que por vezes nos esquecemos que existe.






Classificação final: 4 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário