sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Oscars 2016 | Análise dos Nomeados


Chegaram as nomeações de cinema mais aguardadas do ano, os Oscars! A liderar as nomeações às estatuetas douradas estão The Revenant de Alejandro González Iñarritu com 12 e Mad Max: Fury Road de George Miller com 10. Logo de seguida The Martian de Ridley Scott com 7, Bridge of Spies de Steven SpielbergSpotlight de Tom McCarthy e Carol de Todd Haynes com 6. 

A 88ª Edição dos The Academy Awards realiza-se a 28 de Fevereiro em Los Angeles e será apresentada pela segunda vez, pelo actor e comediante Chris Rock. Como é habitual, nem todas as nomeações agradam a todos de igual forma e por isso mesmo, aqui partilho alguns dos aspectos que considero mais relevantes sobre as nomeações.

Maiores certezas:

» (Apesar de ser o único que ainda não tive a oportunidade de ver) The Revenant seria para já uma grande certeza em muitas das categorias. Iñarritu é muito bom naquilo que faz, e pelo segundo ano consecutivo está em altas! (tendo vencido o ano passado os Oscars de Melhor Filme e Melhor Realizador).

» Mad Max: Fury Road demonstra que os blockbusters também podem ser grandes filmes e as nomeações a prémios começaram a ser uma constante. Estar nomeado para os Oscars seria algo certo.

» Inside Out da Pixar e Anomalisa de Charlie Kaufman nomeados para Melhor Filme de Animação. Tão diferentes, mas ambos fortes concorrentes ao prémio.


Surpresas:

» Tom Hardy finalmente a ser reconhecido pela grande industria de Hollywood! Aqui nomeado pelo seu desempenho em The Revenant.

» Lenny Abrahamson com a nomeação para Melhor Realizador com Room.

» Charlotte Rampling merecidamente nomeada para Melhor Actriz pelo seu fortíssimo desempenho no drama 45 Years!

» Afinal a Academia também adora Sylvester Stallone aka Rocky Balboa!!! Nomeado para Melhor Actor Secundário.


Irritações:

» Jennifer Lawrence mais uma vez nomeada! Querem à força toda transforma-la numa deusa de Hollywood e depois de Meryl Streep, parece que temos um novo lugar cativo.

» Rachel McAdams é sem dúvida boa actriz, e o seu trabalho em Spotlight foi bastante sólido, mas não percebo o porquê da nomeação quando no seu lugar, por exemplo, deveriam estar nomes como o de Charlize Theron por conta da sua fantástica Furiosa em Mad Max: Fury Road.

» Ver constantemente filmes serem nomeados para Melhor Filme mas os respectivos realizadores não serem nomeados para Melhor Realizador, ou vise-versa. É sempre algo que me intriga. Este ano, exemplo disso é Bridge of Spies nomeado para Melhor Filme, mas Steven Spielberg esquecido como Melhor Realizador.


Completamente ignorados:

» Carol não ser nomeado para Melhor Filme nem Todd Haynes para Melhor Realizador.

» Sicario só obter 2 nomeações em categorias menores (Melhor Banda Sonora e Melhor Fotografia).

» Aaron Sorkin não ser nomeado para Melhor Argumento Original com Steve Jobs, assim como Danny Boyle para Melhor Realizador.

» Steve Carell não ser nomeado pelo seu desempenho em The Big Short. Alguém que cada vez mais se revela um actor completo.

Desta vez, para facilitar as coisas (até porque o post já vai longo e a lista de categorias e nomeados ainda é longa) aqui fica o link do album da página de facebook da The Academy - Oscars onde podem espreitar de forma fácil todos os nomeados: we all dream in gold.

8 comentários:

  1. Surpreendeu-me, pela negativa, ver o Mad Max: Fury Road nomeado para melhor filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já se estava a espera. E sinceramente acho merecido. Foi para mim, um dos melhores do ano. Tenho outras preferências em primeiro lugar, mas se arrecada-se prémios nas categorias principais confesso que até ficava feliz.

      Eliminar
    2. Não é que eu não tenha gostado do filme e nem me admirava que levasse umas quantas estatuetas para casa, mas para mim não é filme para figurar entre os nomeados a melhor filme do ano.

      Eliminar
    3. Eu percebo, até porque acho que para muitos ainda é estranho ver um filme destes entre os nomeados. Afinal de contas não é normal um blockbuster estar entre nomeados para Melhor Filme nos Oscars. O que é certo é que o Mad Max: Fury Road é sem dúvida um bom exemplo de que um blockbuster também pode ser um excelente filme ;)

      Eliminar
  2. Finalmente alguém que concorda comigo em relação à Jennifer Lawrence. Não percebo como é que ela está nomeada quando há outras atrizes que mereciam muito mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é que a ache má actriz, mas já me começa a fartar a forma forçada como a indústria quer à força toda transforma-la numa diva. Vê-la mais uma vez nomeada foi coisa que me irritou um bocado!

      Eliminar
  3. quem é que gostarias que ganhasse, em cada categoria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O The Revenant tem sido muito elogiado, mas tendo em conta que é o único de ainda não vi, vou basear as minhas preferências sem contar com ele. Vou apenas mencionar as principais categorias para ser mais fácil ;) Aqui vai:

      » Melhor Filme: Mad Max: Fury Road

      » Melhor Realizador: George Miller - Mad Fax: Fury Road

      » Melhor Actor Secundário: Sylvester Stallone - Creed (segunda opção Christian Bale no The Big Short)

      » Melhor Actriz Secundária: Alicia Vikander - The Danish Girl (segunda opção Kate Winslet no Steve Jobs)

      » Melhor Actriz: Cate Blanchett - Carol (segunda opção Brie Larson no Room)

      » Melhor Actor: Eddie Redmayne - The Danish Girl

      » Melhor Edição: Mad Max: Fury Road

      » Melhor Argumento Original: Ex Machina

      » Melhor Filme de Animação: Inside Out

      » Melhor Cinematografia: Mad Max: Fury Road (segunda opção Carol)

      Eliminar