domingo, 3 de maio de 2015

Crítica: Vingadores: A Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron) 2015


Blockbusters, venham eles! E nada melhor para começar a "época" do que Vingadores: A Era de Ultron. Os Vingadores estão de volta e mais unidos do que nunca. Nesta nova aventura em conjunto, Ultron é a ameaça a abater, sem grandes surpresas e seguindo aquilo que a Marvel nos tem vindo a habituar, este é mais uma amostra daquilo que eles melhor sabem fazer - entreter.

A química entre todos os actores continuar a ser óptima, transparecendo ainda mais cumplicidade que no primeiro filme. O problema é que algumas das conexões com filmes anteriores parecem não fazer aqui muito sentido - e sem querer fazer spoiler - tanto a nível de alguns aspectos pessoais da vida de cada super-herói como de elementos de outros filmes, que aqui são completamente ignorados. Sabemos que Ultron quer acabar com o mundo e os Vingadores vão impedir isso, mas não entendemos realmente o porque dessas motivações.

É interessante como o desenvolvimento dos personagens torna-se mais profundo e sombrio, com especial atenção a todos aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de brilhar num filme sozinhos - Black Widow (Scarlett Johansson), Hulk (Mark Ruffalo) e Hawkeye (Jeremy Renner) mas sempre sem chegar a um ponto satisfatório, algo mais que nos faça perceber o porquê de algumas atitudes e revelações. Iron Man (Robert Downey Jr.), Captain America (Chris Evans) e Thor (Chris Hemsworth) ao contrários dos outros avengers, não mostram aqui nada de novo. A adição de Quicksilver (Aaron Taylor-Johnson) e Scarlet Witch (Elizabeth Olsen) ao grupo releva-se positiva, mas The Vision (Paul Bettany) carece de maior desenvolvimento e é um personagem relativamente significante. São personagens a mais num filme só e é difícil dar igual importância a todos. 

Ultron (James Spader) é provavelmente um dos melhores vilões de sempre em filmes da Marvel. A sua presença é absolutamente imponente e desde a primeira vez que entra em cena, só queremos ver mais dele. Ele carrega consigo todo um peso maléfico que mesmo com todas as deficiências acaba por suportar a história, embora pudesse ter sido melhor explorado. Ele é sem dúvida um dos aspectos mais positivos do filme.

Depois de ver Vingadores: A Era de Ultron continuo a manter a opinião que tive no primeiro filme deles como grupo, pois a Marvel ganha mais pontos nos seus filmes individuais do que propriamente aqui, devendo prestar mais atenção a alguns buracos de enredo que ficam por explorar e explicar. Afinal de contas este é um filme para entreter e nesse aspecto é sem dúvida bem sucedido sem ser demasiado ridículo. A duração por vezes também pode revelar-se um problema. Tal como em The Avengers, acho que não havia necessidade de se fazer um filme tão longo tendo em conta o material existente para trabalhar.

Classificação final: 3 estrelas em 5.
Data de Estreia: 29-04-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário