quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Crítica: Footloose . 1984


Directamente do universo dos teenage movies dos 80's, Footloose é dos mais queridos perante a malta que viveu a juventude durante essa época. Por mim, foi visionado apenas ontem pela primeira vez, e é daqueles que transmite, para quem não viveu a sua época, o feeling que marcou a era. O argumento pode ter defeitos, e a originalidade pode ser pouca, mas a sua energia contagia e também nós queremos soltar o bailarino que há em nós!

Quando Ren (Kevin Bacon), um rapaz sofisticado de Chicago chega à pequena cidade de Bomont, apaixona-se por Ariel (Lori Singer) filha do reverendo Shaw Moore (John Lighgow) que molda muitas das mentalidades da região. Ren tem estilo e adora dançar, comportamento abolido na cidade, interpretado como sinal de pecado, consumo de drogas e álcool. O jovem decide que é indispensável mudar mentalidades e quer organizar um baile, mas para isso terá de contrariar a vontade do reverendo, e também enfrentar algumas das figuras mais importantes da escola. Seguindo a tendência de filmes do género que saíram durante a época, Footloose assume-se como o filme de adolescentes que é, vive de momentos descontraídos e de humor que existem apenas para divertir e não para serem levados a serio, um tanto quanto a despreocupação típica de um adolescente.

Sem rumo bem definido, não explorando a cem por cento muitas das suas ideias, o filme vive da música e das sequências de dança que fizeram com que Kevin Bacon salta-se para as luzes da ribalta. Para além de ser um filme sobre adolescentes e a sua rebeldia, tenta inserir o retrato de uma época de conflitos numa cidade pequena, que bane a música e o rock 'n' roll por os considerar pecaminosos. Apresenta de forma descontraída muitos dos seus temas, mas sob a superfície desses temas até conseguimos encontrar um contraste entre sociedades mais desenvolvidas e as que tinham menos acesso às artes e a uma liberdade intelectual perante certos conservadorismos. Por último não posso deixar de falar sobre Dianne West, aqui mais apagada, e que anda desaparecida nos últimos anos. Isto fez-me pensar sobre o quanto sinto saudades de a voltar a ver em grandes filmes.

Footloose merece ser celebrado pelo que é, um filme que entretém e que marca uma época, ou não fosse ele considerado um clássico. Tudo o resto, é uma festa!

Classificação final: 3 estrelas em 5. 
. visionado nas sessões "Time Out PopCinema by NOS", no Clube Ferroviário. for more go to: https://www.timeout.pt/lisboa/pt/filmes/time-out-pop-up-cinema-by-nos 

Sem comentários:

Enviar um comentário