domingo, 8 de junho de 2014

Crítica: Bronson (2008)


Brutal, duro, mas óptimo.

Aqui está, mais uma prova de como Tom Hardy é um dos melhores actores da sua geração. Em Bronson ele é absolutamente magnífico! Este filme é Tom Hardy. Sem o seu desempenho surpreendente este filme não teria sido tão bom como é.

O que é mais surpreendente sobre a história deste filme é que realmente é uma história verdadeira. A história de um homem que nasceu com o nome de Michael Peterson, que posteriormente escolhe intitular-se como Charles Bronson. Ele é considerado um dos prisioneiros ingleses mais violentos de sempre.

No filme, podemos ver dois tipos diferentes de homem. O homem que tem um lado mais suave, o homem que pode enganar-nos mostrando o que aparentemente parece ser um homem calmo, mesmo por trás de uma figura robusta e cheia de músculos. E o homem violento e cheio de raiva que é capaz de se transformar num lunático. Tom Hardy foi capaz de retratar este dois lados de uma excelente maneira! Podemos totalmente sentir através dele raiva do personagem, mas também o lado emocional apenas pelo olhar. Vemos um lado vulnerável de um homem tão difícil é o que eu acho que foi mais interessante no filme, eu gostei disso.

Fazer um filme sobre um homem que esta constantemente a bater em guardas da prisão sem motivo aparente pode ser muito difícil porque nós definitivamente não conseguimos entender por quê dele crescer com tanta raiva dentro de si, é claro que podemos tirar nossas próprias conclusões (e a verdade é que há uma grande quantidade de pessoas violentas do mundo, sem razão aparente para isso) mas não há grande resolução para esta história, na verdade, se formos pesquisar sobre o verdadeiro Charles Bronson, ele continua preso, por isso a minha principal queixa sobre o filme é a repetição de algumas cenas. Cenas que já sabemos como vão terminar, mas isso não nos vai impedir de estamos entretidos durante todo o filme e com o fantástico desempenho de Tom Hardy então é completamente impossível não gostar do que estamos a ver!

Nicolas Winding Refn é definitivamente um realizador com muito estilo (Drive, Only God Forgives) que gosta de histórias interessantes e bizarras. Bronson é definitivamente um filme "one man show", mas com uma realização muito forte.







Classificação final: 4 estrelas em 5.

Foto do verdadeiro Michael Peterson aka Charlie Bronson

Sem comentários:

Enviar um comentário