segunda-feira, 23 de junho de 2014

Crítica: Enemy (2014)


Bem, nem sei por onde começar. Enemy era um dos meus filmes mais esperados para este ano. O filme é baseado no livro de José Saramago chamado "O Homem duplicado" e a sua estreia foi constantemente adiada aqui em Portugal, mas agora eu entendo porquê de tanta espera. A sua estreia foi programada para o dia do 4 º ano aniversário da morte de José Saramago, vencedor de um Prêmio Nobel da Literatura em 1998 e um dos nossos maiores escritores de todos os tempos! Foi uma bela homenagem, afinal este país, infelizmente, não o elogiou tanto quanto ele merecia durante a sua vida. Ele tinha suas próprias filosofias, era um homem muito peculiar e diferente. Sendo ele contra a Igreja Católica num país onde a maioria das pessoas são católicas, prejudicou a sua escrita diante dos olhos de um país que, por vezes não consegue ver através das diferenças. Eu olho para o escritor não para o homem, até porque cada um é livre de pensar o que quiser, mas bem isso é outra história. Agora, de volta ao filme!

O Homem Duplicado é um thriller muito complexo, escuro, quase como um pesadelo com uma atmosfera absolutamente envolvente que vai confundir a nossa mente e oh, como eu gosto deste tipo de mind-f*cking filme! Sendo um filme que é baseado num livro de José Saramago e para quem conhece a sua escrita só pode estar à espera de uma narrativa muito metafórica, que nos faz puxar pela cabeça, misturando realidade com meros pensamentos. Eu já sabia que teria de prestar muita atenção a todos os detalhes e foi isso que fiz.
Também adorei a sensação claustrofóbica no ar, é quase como estarmos presos no filme e a banda sonora é absolutamente assustadora o que ajudou a criar esse sentimento.
Há algumas coisas que são deixadas a pairar no ar, mas eu tenho uma teoria muito forte para esta história. Este é um filme que requer mais do que uma visualização e acredito que se pode tornar mais especial a cada visualização. É muito difícil falar sobre ele sem contar elementos importantes sobre a história e por isso acho que é um filme que mais para ser experimentado e em seguida discutido.

O que posso dizer mais sobre Jake Gyllenhaal que não tenha dito antes? Ele deve ser um dos actores mais subestimados de todos os tempos e ele é muito bom! Não me lembro de ter visto um único mau desempenho dele. Mais uma vez ele brilha e o que pode ser melhor do que ter, não um, mas dois Jake's Gyllenhaal?

Eu não vejo toda a gente a conseguir disfrutar este filme, alguns podem pensar que é muito lento ou muito chato. Alguns vão sentir-se muito incomodados com a atmosfera e com o que estão a assistir, mas para mim funcionou ainda melhor do que o que eu estava à espera.

O realizador Canadiano Denis Villeneuve já me tinha espantado com o seu filme Prisoners, um dos meus favoritos do ano passado e ele surpreendeu-me mais uma vez com outro trabalho fantástico realizando este magnifico Enemy.

Enemy ou O Homem Duplicado estreou na passada quinta-feira dia 19 de Junho e encontra-se (não em muitas infelizmente) nas salas de Cinema.






Classificação final: 5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário