quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Crítica: A Família Bélier (La Famille Bélier) . 2014


Repleto de humor e sensibilidade, A Família Bélier é incapaz de não tocar corações através da forma divertida e emocional como demonstra a vida de uma jovem cujos pais e irmão são surdos. Realizado por Éric Lartigau (Les Infidèles) o filme teve um enorme sucesso de bilheteira em França, recebendo 6 nomeações aos César (que por assim dizer, são os Oscars da França) acabando por ganhar um deles, na categoria de actriz promissora para a jovem protagonista Louane Emera.

Paula, vive com os pais e o irmão numa pequena quinta e com apenas 16 anos é o forte pilar da sua família, sendo ela a principal responsável em ajudar o negócio dos pais, visto ser a única com a capacidade de comunicar através das palavras. Um dia descobre que tem um enorme talento para cantar e encorajada por um dos seus professores decide começar a treinar para fazer audições numa prestigiada escola de música em Paris. Paula terá então de enfrentar um dilema. Optar por seguir o seu sonho ou deixar a sua família. As performances por parte do elenco são sólidas e é realmente admirável ver a forma pitoresca como são retratados os personagens, um trabalho adorável por parte de Karin Viard, François Damiens, Luca Gelberg e Louane Emera, que para além da representação brilha com belos momentos vocais (visto que está foi semifinalista no concurso The Voice em França).

Não é o tipo de filme que nos mostra um nível de originalidade estupendo, nem algo absolutamente genial que marcará para sempre a história do cinema, mas é de facto algo harmonioso, sentimental e divertido que proporciona exactamente aquilo que se espera num filme do género. Algumas das piadas resultam melhor que outras e os clichés habituais estão todos presentes quando esperamos, mas a boa mensagem que transmite dá-lhe a capacidade de cativar o espectador. É nítido o porquê de ter feito um enorme sucesso nas bilheteiras em França, só resta saber se por cá se sairá assim tão bem. 

A Família Bélier não é apenas um coming-of-age ou uma história sobre a conquista de um sono, é também algo que pretende chamar a atenção para a condição especial dos personagens, mostrando momentos onde nos coloca sob a perspectiva de uma pessoa surda. Um filme tocante onde o amor é mais forte que tudo, mais forte que qualquer diferença.

Classificação final: 3 estrelas em 5.
Data de Estreia: 13-08-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário