quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Crítica: The Walk - O Desafio (The Walk) . 2015


The Walk - O Desafio é o mais recente filme de Robert Zemeckis (Trilogia Back to the Future, Forrest Gump, Cast Away) contando a fantástica e verídica história de um aventureiro francês, Philippe Pettit (Joseph Gordon-Levitt). Apaixonado desde cedo pelas artes de rua, em especial pelo equilibrismo, ao ver numa revista uma foto das Torres Gémeas do World Trade Center, decide fazer o impossível. Partir para Nova Iorque e arranjar um plano para ilegalmente conseguir chegar ao topo das torres, atravessando-as no arame.

Narrado na primeira pessoa, Pettit mostra-nos algumas das peripécias mais importantes da sua vida, mas nunca com a devida envolvência. O verdadeiro fascínio surge somente na última meia hora de filme, onde realmente é explorada a premissa e somos transportados para dentro da tela, sendo levados literalmente até ao topo das torres, vivendo todas as emoções ao rubro. Apesar de alguns aspectos relevantes sobre o desenvolvimento do personagem principal, os dois primeiros actos - que abordam a infância e adolescência de Pettit, tal como quais foram as suas motivações e porque ganhou o gosto pelas artes e o entretenimento - acabam por se tornar um pouco repetitivos, fazendo com que a sua duração pareça até maior que aquilo que realmente é.

A ideia de demonstrar a perseverança e o espírito aventureiro e sonhador de Pettit teria resultado ainda melhor se não fosse demonstrado através de tantos clichés. O aspecto visual conta muito, mas receio que o filme não cause o mesmo impacto visualizado em qualquer outro formato que não o IMAX 3D, que faz toda a diferença nas cenas mais empolgantes do filme. Todas as cenas passadas no topo do World Trade Center são absolutamente arrepiantes, vertiginosas e é impossível não sentir toda a tensão que carregam.

Chego ao fim do filme com a certeza que The Walk - O Desafio não será lembrado pelo seu todo, mas sim pelo impacto que as cenas mais emocionantes provocam e pela boa interpretação de Joseph Gordon-Levitt que mais uma vez não desaponta. Apesar de ser um pouco inconsistente, este é acima de tudo um belo tributo às torres do World Trace Center.

Classificação final: 3,5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 08.10.15

Sem comentários:

Enviar um comentário