sexta-feira, 22 de abril de 2016

Crítica: Amor e Amizade (Love & Friendship) . 2016


Amor e Amizade é a comédia romântica, escrita e realizada por Whit Stillman, adaptado do romance Lady Susan de Jane Austen. Divertido e bastante preciso naquilo que pretende obter, este é o tipo de filme que no nosso intimo temos dúvidas se verdadeiramente nos irá agradar, mas o resultado final é calorosamente e inesperadamente bom.

A viúva Lady Susan Vernon (Kate Beckinsale) procura refugiar-se na propriedade dos seus cunhados Catherine Vernon (Emma Greenwell) e Charles Vernon (Justin Edwards), longe da azafama da grande cidade, assim que rumores sobre a sua vida privada começam a circular por toda a sociedade. A verdade é que Lady Susan, viúva, sedutora, sofisticada e sem papas na língua, mantém um caso com um homem casado e procura avidamente um marido abastado para si e para a sua filha Frederica Vernon (Morfydd Clark), alguém que lhes proporcione a vida de luxo que segundo ela merecem. Assim que chega a casa dos cunhados, Lady Susan fica encantada com o irmão mais novo de Catherine, Reginal De Courcy (Xavier Samuel) e encorajada pela sua melhor amiga Alicia Johnson (Chloë Sevigny) está disposta a assegurar um futuro financeiro com o jovem rapaz, ao mesmo tempo que o manipula e este a ajuda a despistar os seus esquemas e rumores da sua má conduta. Mas mesmo quando pensa ter tudo calculado, as coisas não acabam por não correr tão bem como imaginava.

Muito elegante e espirituoso, Whit Stillman consegue aqui aproveitar muito bem o lado humorístico de Jane Austen, com um toque interessante de contemporaneidade, numa narrativa que se trabalha a si própria em torno de uma constante crítica social de uma história que apesar de ser passada no século XVII ainda se consegue tornar bem actual e cheia de personagens são cativantes. O tom de troça que cai sobre cada um é constante e a forma como são apresentados, bem original e importantíssima para os podermos relacionar entre si, sendo o humor a peça chave para tudo o que vamos assistindo. O elenco é bem competente e cada um dos personagens tem o seu momento alto, podendo brilhar em alguma altura. As boas performances contribuem muito para o sucesso da escrita, liderado pela fantástica performance de Kate Beckinsale, naquela que é provavelmente a melhor interpretação da sua carreira.

Absolutamente hilariante, cheio de momentos altos do inicio ao fim, deixa qualquer um entretido e encantado com o seu charme e inteligência.

Classificação final: 4,5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 30.06.2016 (teve a sua antestreia na 13ª edição do IndieLisboa International Film Festival).

Sem comentários:

Enviar um comentário