quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Crítica: Doidos à Solta, de Novo (Dumb and Dumber To) 2014


Data de Estreia: 04-12-2014

Passado vinte anos, Lloyd e Harry estão de volta para mais uma aventura. Continuam mais parvalhões que nunca e tal como se esperava acabam por não trazer nada de novo, no fundo nada de que se destaque daquilo que já nos tinham mostrado em 1994 quando saiu o primeiro filme (Doidos à Solta).

Desta vez os dois amigos levam-nos numa viagem estrada fora. Harry acaba de descobrir que teve uma filha, que foi dada para adopção há 18 anos atrás e a missão é encontra-la. É claro que só poderiamos contar com muita parvoice e situações sem sentido algum, no fundo coisas pelas quais ficaram marcados os personagens principais. 

Vinte anos para fazer uma sequela, talvez não tenha sido a melhor ideia e todos sabemos que o tempo pode ser bastante cruel. O facto de não haver nada de novo e surpreendente poderá não agradar o público em geral. As mesmas piadas, aplicadas exactamente nas mesmas situações tornam-se um pouco aborrecidas quando usadas imensas vezes. Por outro lado podem resultar bem para os fans mais fieis do primeiro filme e ao fim ao cabo não podemos deixar de olhar para ele de outra forma se não como um filme sobre verdadeiros idiotas e por isso é impossivel negar que o filme não nos proporcione algumas gargalhadas, tal não é a tamanha estupidez de alguns momentos.

Realizado exactamente pelos dois realizadores do primeiro filme, Peter e Bobby Farrelly, aqui o impacto que as duas peculiares personagens têm não consegue manter-se exactamente o mesmo. O facto de Jim Carrey e Jeff Daniels estarem ambos na casa dos 50 pode ser um problema e vê-los neste papel torna-se muito mais dificil do que em 1994. 

O maior problema de Doidos à Solta, de Novo pode ser talvez a falta de originalidade e frescura que poderia ter adquirido com o tempo. Talvez não tenha sido das melhores ideias mexer numa das comédias mais emblemáticas dos anos 90. O que é certo é que apesar de nunca ter sido grande fan do primeiro filme, é impossivel não sentir uma certa nostalgia assim que vemos as imagens dos créditos finais a rolar. Sinal de que estas duas personagens, adoradas ou odiadas, serão sempre lembradas na história do Cinema.







Classificação final: 2,5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário