quinta-feira, 28 de maio de 2015

Crítica: Slow West 2015


Para quem se considera cinéfila, não há razões aparentes para nunca ter explorado devidamente o estilo Western, mas o que é certo é se devem contar pelos dedos de uma mão a quantidade de filmes que vi do género. Slow West fez parte da selecção de filmes do Festival de Sundance deste ano e acabou por ganhar um dos prémios (o World Cinema Grand Jury Price: Dramatic), o elenco foi outro dos factores pelo qual me chamou a atenção e desde então ficou agendado na minha watchlist.

Este é um conto sobre Jay Cavendish (Kodi Smit-McPhee) de 16 anos e da sua jornada a cavalo pelo perigoso velho oeste, mas para o ajudar o destino cruzou no seu caminho o enigmático Silas Selleck (Michael Fassbender) um forasteiro a quem Jay paga para o proteger e ajudar a chegar até à sua amada Rose Ross (Caren Pistorius), quem ele considera ser o amor da sua vida. Pelo caminho (obviamente in western style) eles encontram índios e bandidos dispostos a tudo, um deles é Payne (Ben Mendelsohn, sempre interpretando papeis meio weird que lhe assentam que nem uma luva), fazendo-se acompanhar pelo seu grupo de caçadores de recompensas, já bem conhecidos de Silas. Não é fácil atravessar oeste e estes dois homens irão perceber durante a perigosa jornada, que apesar das aparentes diferenças entre eles, têm mais em comum do que possam pensar.

Esta é a estreia do realizador/argumentista John Maclean e não podia ter começado da melhor maneira. Pode não ser um filme perfeito, mas a maneira como nos é dado cada pedaço de história, cada imagem, cada paisagem, cada palavra têm algo de refrescante e belo em si. A atmosfera melancólica é recheada de grandes momentos, pincelados com toques de humor negro que resultam na perfeição. Uma admirável obra que é muito mais do que apelativa à vista, é algo com um "quê" de poético, profundidade e emoção.

Classificação final: 4 estrelas em 5.

2 comentários:

  1. Realmente, não foi um filme perfeito, mas fico feliz por ter visto. Uma história gostosa e coesa que deixa você espantado com o final inesperado kkkkk Achei q podiam dar mais detalhes sobre o passado de Silas, mas do jeito que ele foi apresentado deu para entender as atitudes que ele tomava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Apesar de ser um Western e sabermos que à partida iremos contar com um bom tiroteio algures (cena que adorei), confesso que o final também foi inesperado para mim. Gosto do facto do personagem Silas ser misterioso mesmo hehe Mais uma vez Michael Fassbender tem um bom desempenho!

      Eliminar