domingo, 15 de maio de 2016

Festa do Cinema 2016: Sugestões .


A segunda edição da Festa do Cinema prepara-se para invadir todas as salas do país nos próximos dias 16, 17 e 18 de Maio. A Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas com o apoio do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual repete esta iniciativa pela segunda vez, depois de ter atingido os 200 mil espectadores na edição do ano passado, estimando chegar este ano aos 250 mil. Com um cartaz muito variado, há cinema para todos os gostos, com bilhetes ao preço fantástico de 2,50€ (excepto sessões 3D e IMAX).

Posto isto, resolvi sugerir-vos 10 filmes dos que se encontram em cartaz um pouco por todo o país, que considero que vale a pena desfrutar no grande ecrã. Nunca se esqueçam que a arte do cinema, também passa muito pela experiência de ver um filme em sala e esse é o principal objectivo deste grande evento.

1. TODOS QUEREM O MESMORichard Linklater (+ exibição da curta portuguesa vencedora de um Urso de Ouro no Festival de Berlim BALADA DE UM BATRÁQUIO, de Leonor Teles).


Depois de Boyhood - Momentos de Uma Vida, Richard Linklater regressa com a sequela espiritual do seu filme de 1993 Dazed and Confused, mas sem qualquer ligação em especifico. Mais uma das suas odes ao passar dos tempos, trazendo até nós a nostalgia de uma era, transmitida com simplicidade.

2. CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL, de Joe e Anthony Russo



Steve Rogers aka Captain America (Chris Evans) sente-se sensivelmente abalado com o reaparecimento do seu amigo de longa data Bucky Barnes aka Winter Soldier (Sebastian Stan), depois de um novo incidente que envolve os Avengers. Com a pressão política a cair sodre os super-heróis, e a possibilidade de um acordo que passa a supervisionar tudo aquilo que fazem, o grupo acaba por se dividir.

3. A LEI DO MERCADO, de Stephane Brize



O retrato da dura realidade que é o desemprego, demonstrando de forma simples e bastante concreta, o exemplo de um homem que enfrenta essa situação. Esteve seleccionado para competir pela Palma de Ouro no Festival de Cannes 2015, tendo ganho o prémio de Melhor Actor para Vincent Lindon.

4. ENSURDECEDOR, de Joachim Trier


Algures entre a fantasia e a dura realidade da vida, encontramos o absorvente e poético Ensurdecedor, o mais recente trabalho de Joachim Trier, onde volta a explorar profundamente os sentimentos, a essência de cada um e as consequências de escolhas pessoais, desta vez entrando no seio de uma família e das suas relações afectivas.

5. MONEY MONSTER, de Jodie Foster


O puro thriller à moda dos anos 90, assim é Money Monster. Sem grandes surpresas ou originalidade, Jodie Foster realiza um filme que de imediato se destina a entreter o espectador, sem grandes complexidades e com o empurrão dos nomes sonantes do elenco.

6. O LIVRO DA SELVA, de John Favreau


Como é bom ser surpreendida! A moda dos live-action de clássicos da Disney chegaram para ficar. A verdade é que excede as expectativas, transformando-se afinal numa adorável adaptação que proporciona uma calorosa experiência nostálgica.

7. SUBURRA, de Stefano Sollima


Nos tempos da Roma antiga, Suburra era um distrito bem conhecido por ser frequentado por gente de classe inferior, prostitutas, onde reinava a criminalidade. Baseado no romance de Carlo Bonini e Giancarlo De Cataldo, Suburra mostra exactamente uma Roma dominada pela criminalidade do mundo da máfia e a corrupção politica, que se complementam e conectam por interesses comuns.

8. 10 CLOVERFIELD LANE, de Dan Trachtenberg


Não promete nada que não consiga cumprir e é de facto capaz de nos colar ao ecrã desde o primeiro minuto, fazendo-nos viver um enigma constante. Mostra muito bem que o género sci-fi está preparado para fazer coisas diferentes e tornar as experiências mais cativantes do que é costume ser feito dentro do estilo.

9. MÀ VIZINHANÇA 2, de Nicholas Stoller



Surge depois do sucesso do primeiro filme, Má Vizinhança em 2014, mas tendo em conta a premissa os resultados não seriam promissores. A verdade é que se revela minimamente satisfatório. Energético e divertido, Má Vizinhança 2 é um daqueles filmes que podemos desfrutar sabendo que não devemos exigir muito dele.

10. VIVER À MARGEM, de Oren Moverman


"Eu não sou ninguém. Eu não existo" - aqui figura todo o significado e importância de Viver à Margem. Uma demonstração crua do quão é difícil sobreviver quando se está à mercê da vida nas ruas. Richard Gere brilha, num filme intimista, onde vamos espreitando vários episódios da vida de um sem abrigo. 

Aproveitem a Festa do Cinema e vão celebrar a magia da 7ª Arte! Boa Festa, bons filmes!

Sem comentários:

Enviar um comentário