quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Crítica: Begin Again (Num Outro Tom) 2014


Data de Estreia: 18-09-2014

Por vezes há filme que nos tocam de maneira especial, não por nos identificarmos com alguma personagem em particular ou com alguma das situações vividas nele. Simplesmente se conectam a nós proporcionando-nos um fantástico momento de pura satisfação e alegria! Foi isso que Begin Again (Num Outro Tom) fez comigo. Um “feel-good movie” que nos vai fazer ficar constantemente com um grande sorriso no rosto.

Uma comédia dramática muito refrescante que aquece o coração. Nela seguimos as histórias de Dan e Gretta em Nova Iorque. Dan é um produtor musical que já teve melhores dias na sua carreira e casamento. Há anos que não consegue um contracto discográfico milionário como nos seus dias de glória e o seu casamento acabou recentemente. Gretta é compositora "de vez em quando" como gosta de dizer, não acreditando no seu talento sempre escondido atrás da sombra do seu namorado Dave, um músico que acaba de ser contratado por uma grande produtora discografica. Deslumbrado com tudo, Dave termina a relação de cinco anos com Gretta que pretende voltar para Inglaterra de onde é natural. Mas o destino prega uma partida a Gretta e Dan. E um esplendido e notável  projecto faz com que as suas vidas voltem a iluminar-se, graças ao poder da Música! Até porque afinal há sempre uma luz ao fundo do túnel.

Duas vidas que se cruzam por obra do destino, com um grande empurrão de Música. E que poder tem a música neste filme! Toda a banda sonora foi escrita propositadamente para o filme e ajusta-se na perfeição a todo o enredo, encaixando cada faixa no momento certo. Uma grande banda sonora repleta de músicas que deixam o público deliciado. Os diálogos são muito bons e inteligentes e fazem com que as relações entra cada personagem pareçam realmente reais, derivado à naturalidade com que os actores representam.

Mark Ruffalo, querido Mark Ruffalo, mais uma vez fantástico! Um actor muito subestimado que merece mais valor do que aquele que lhe é atribuído normalmente. Um actor que se entrega de corpo e alma a qualquer personagem que faça. Aqui olhamos para ele e nunca duvidamos que ele é aquela pessoa, aquele homem totalmente aluado, sem rumo, sem qualquer tipo de orientação mas com um enorme amor pelo mundo da Música. Keira Knightley já conseguiu formar uma carreira consideravelmente boa e também é bastante convincente neste papel de compositora/cantora (é ela mesmo que canta no filme e pelos vistos safa-se bastante bem também nessa área). Nunca pensei que a química entre Ruffalo e Knightley fosse tão boa, mas o facto é que trabalharam maravilhosamente juntos. Adoro o facto de Adam Levine ter aceite fazer um papel que ridiculariza um pouco o tipo de carreira musical que ele mesmo tem. Faz-me admira-lo de certa maneira, mostra um lado bastante humilde que muitos outros talvez não tivessem coragem de aceitar. E aqui neste filme conseguimos perceber que ele realmente é um excelente cantor, cantando por vezes canções diferentes do registo que ele e a sua banda Maroon 5 costumam fazer. Depois ainda temos um bom cameo da parte de Cee Lo Green e elenco secundário muito bom com nomes como Catherine Keener, James Corden ou Hailee Steinfeld.

John Carney fez um grande trabalho a realizar este Begin Again, um filme sobre começar de novo, sonhar, acreditar em nós próprios, remição e acima de tudo ser feliz! O facto de ser um filme que se liga a audiência torna-o mais especial ainda. Vão ver, porque este é um filme que vós vai fazer muito felizes.








Classificação final: 4,5 estrelas em 5.

2 comentários:

  1. Vi este filme na ante-estreia. Gostei imenso. Tal como disseste na tua crítica conseguiu "tocar" bem no coração. E também senti que a música e o argumento caminhavam lado a lado. O Mark Ruffalo esteve excelente. PS: As músicas não saem da cabeça ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. May the CINEMA be with you.19 de setembro de 2014 às 11:03

      Ainda bem que te conseguiste conectar com o filme tal como eu :D E' muito bom quando um filme consegue ficar connosco durante algum tempo ao ponto de nao conseguir parar de ouvir a banda sonora! O Mark Ruffalo e' um excelente actor, gosto imenso dele. Ja viste o Once? Tambem e' do mesmo realizador.

      Eliminar