domingo, 14 de setembro de 2014

Crítica: Sweet and Lowdown (Através da Noite) 1999


Mais um filme onde Woody Allen mostra o seu enorme amor pela música Jazz. Sweet and Lowdown (Através da Noite) é uma comédia dramática passada nos anos 30, ao estilo de documentário / biografia contando a vida do “famoso” guitarrista de Jazz Emmett Ray.

Emmett Ray é um guitarrista de Jazz que se intitula como “o maior guitarrista do país” (a seguir ao seu grande ícone Django Reinhardt). Um homem muito egocêntrico, com atitudes pouco adultas afirmando ser assim irresponsável porque é um artista e “os artistas são mesmo assim”. A verdade é que Emmett apesar do seu enorme talento, devido a sua personalidade, parece não conseguir o progresso na carreira que merece, mas ele tem sempre justificação para tudo, ou não fosse ele “o melhor guitarrista do país”. Um dia conhece Hattie, uma rapariga muda que se apaixona por ele.

Sean Penn interpreta Emmett de forma brilhante! Apesar de toda a postura vaidosa, narcisista e por vezes até bastante irritante do personagem, Sean Penn foi capaz de nos fazer sentir um carinho especial por ele. Por trás de toda aquela figura arrogante está um homem mais sensível do que aquilo que aparenta. Hattie é uma personagem absolutamente magnifica e Samantha Morton conseguiu interpreta-la de forma genial! Apesar da grande performance de Sean Penn a estrela maior deste filme é sem dúvida Samantha Morton.  Cada vez que olhava para ela no filme só conseguia imaginar que ela tinha acabado de sair de um filme mudo, pois a personagem é mesmo muito semelhante com performances de filmes do inicio do Cinema e não posso deixar de referir que figuras como The Tramp (Charlot) de Charlie Chaplin (por exemplo a forma meio que trapalhona de Hattie anda) e Mary Pickford (em algumas expressões faciais) me vieram à cabeça várias vezes. Dois excelentes personagens saídos da mente de Allen.

O filme consegue retractar a época muito bem, através de cenários e vestuário, já para não falar da boa banda sonora, ou não fosse este filme também sobre Jazz. O maior problema deste filme talvez seja a sua última meia hora, que não consegue ser tão forte em termos de história, perdendo um pouco a eficiência e o interesse que nos proporciona até então.

Sweet and Lowdown é mais uma comédia muito espirituosa, mesmo ao estilo de Woody Allen com cenas que vos farão rir e passar um bom bocado.






Classificação final: 3,5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário