quarta-feira, 17 de junho de 2015

Crítica: San Andreas 2015


Verão não é Verão sem um belo de um blockbuster com algum tipo de catástrofe, mas hoje em dia, parece que já são poucos aqueles que conseguem ser totalmente bem sucedidos nessa questão. San Andreas não é de todo original, mas poderia ter sido mais cuidadoso em certos aspectos visuais e menos previsível tornando-se então num mau exemplo de como fazer um filme do género.

Uma quantidade enorme de terramotos, tsumanis e muita destruição são o mote para esta aventura onde Dwayne Johnson é o herói. Todo o estado da Califórnia encontra-se à beira do colapso, e um piloto do departamento de resgate e segurança de Los Angeles (Dwayne Johnson) e a sua esposa (Carla Gugino) tentam escapar de Los Angeles até San Francisco para tentar encontrar e resgatar em segurança a sua filha (Alexandra Daddario). A quantidade de buracos no enredo, diálogos cliché muito desleixados, em situações absolutamente descabidas e previsíveis, acabam por fazer com que não consiga existir grande entusiasmo ao longo de todo o filme.


Sabemos que um filme deste género necessita sempre de um destemido herói, mas a quantidade de situações de risco por que passa sem sequer sofrer um arranhão são do mais ridículo que pode existir. Não sei até que ponto a parte cientifica da questão é utilizada de acordo com factos cem por cento reais, mas se um estado inteiro está prestes a ser destruído porque razão é que o cientista sísmico do filme (Paul Giamatti), que nos vai explicando o porque do que está a acontecer, não sofre qualquer tipo de danos graves onde trabalha? Tudo colapsa, menos ele. E isto é só um dos pequenos exemplos de falhas essenciais. Visualmente o 3D não resulta nada bem, torna tudo muito mais "abonecado" com cenas que parecem ter saído directamente de um mau jogo de computador. Demasiado CGI, pobremente usado ao longo do filme, onde muito pouco parece real. Já estamos habituados a ver Dwayne Johnson neste tipo de filme, mas acredito que tem potencial para mais, parece é que isso não estará para breve. 

Visto que o factor entretenimento é o mais importante no que toca a estes filmes, podemos colocar de parte toda a substância e veracidade que ele poderia conter, mas para mim nem o factor entretenimento se conseguiu safar, visto que outras coisas me preocuparam ao ponto de não conseguir desfrutar do resto da acção. San Andreas é para mim um forte candidato a pior do ano...

Classificação final: 1,5 estrelas em 5.
Data de Estreia: 18-06-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário