sábado, 14 de novembro de 2015

Crítica: Que Horas Ela Volta? . 2015


«Exibido no LEFFEST '15»

A submissão brasileira aos Oscars 2016 - Que Horas Ela Volta? - escrito e realizado por Anna Muylaert, teve a sua estreia no Festival de Sundance deste ano, onde ganhou um prémio do júri, posteriormente vindo a ganhar outro no Festival de Berlim. Um drama que explora as relações entre dois estratos sociais diferentes e também algumas ideias interessantes sob a superfície dos personagens, tanto de forma séria, como com humor.

Val (brilhantemente interpretada por Regina Casé), mulher do nordeste brasileiro, vive há 13 anos em São Paulo, como empregada doméstica na casa de uma família da alta sociedade. Depois de ter criado Fabinho (Michel Joelsas), o filho do casal, Val vive constantemente com a culpa de nunca ter criado a sua própria filha Jéssica (Camila Márdila) que teve que deixar para trás quando decidiu procurar algo melhor para o sustento da sua filha. Inesperadamente Jéssica decide ir para São Paulo, prestar provas para ingressar na faculdade, e Val vê aí a oportunidade de recuperar o tempo perdido. A convivência entre as duas não é fácil, e Jéssica irá provocar variados sentimentos em todos os membros da família.


Para além da critica social relativamente à relação patroa e empregada, a personagem Jéssica acaba por surgir como figura da luta contra a diferença de classes, alguém que naturalmente não se sente menos que gente que está a cima do seu estrato social, o que vai gerando cada vez mais tensão ao longo do filme. A interpretação de Regina Casé é fantástica, absolutamente natural e divertida, como se Val existisse de verdade, através de um belo e muito importante papel. O título é bem mais presente durante todo o filme do que podemos pensar, e aplicado a todas as relações maternais existentes, assim como muitas afirmações chave. Declarações que dizem muito do preconceito que existe contra alguém com menos posses. No final, fica o sentimento de que ainda existe esperança na mudança.

Classificação final: 4 estrelas em 5.

 .

Sem comentários:

Enviar um comentário