segunda-feira, 28 de março de 2016

8½ Festa do Cinema Italiano . 2016

Chega mais uma vez a Lisboa, a 9ª edição da 8½ Festa do Cinema Italiano. Ao Cinema São Jorge e à Cinemateca Portuguesa, junta-se pela primeira vez a parceria com os UCI Cinemas - El Corte Inglês procurando mais uma vez mostrar, ao longo de 8 dias, não só o que de melhor se fez recentemente no cinema Italiano, como partilhando também obras e retrospectivas dos mais variados mestres italianos. Para além da programação cinematográfica, também são dedicados espaços à literatura, musica e até encontros gastronómicos, tudo em torno da cultura italiana.

Contamos com as habituais secções "Panorama", "Competitiva", "Amarcord", "IlCorto", "Piccolini" e "Sessões Especiais", onde encontramos um cartaz apelativo e variado, onde o grande destaque deste ano é a exibição de um dos grandes filmes do pai do cinema Italiano, Federico Fellini, com uma versão restaurada do clássico . A sessão de abertura está por conta de O Conto dos Contos de Matteo Garrone, que para além de um elenco de luxo, esteve na corrida à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2015. Outros dos nomes a destacar são Mergulho Profundo de Luca Guadagnino, com Tilda Swinton, Ralph Fiennes, Dakota Johson e Matthias SchoenaertsSuburra de Stefano Sollima o drama que mistura máfia e politica; ou Non Essere Cattivo de Claudio Caligari, o candidato italiano aos Oscars 2016. Alaska de Claudio Cupellini, L'Atessa de Piero Messina, Nessuno Si Salva Da Solo de Sergio Castellitto ou Quo Vado? de Gennaro Nunziante, filme de encerramento do festival, são alguns dos títulos também a reter, sem esquecer a exibição da cópia restaurada de La Vita è Bella, realizado e protagonizado por Roberto Benigni, filme que também lhe valeu o Oscar de Melhor Actor e Melhor Filme Estrangeiro em 1999. O festival também ficará marcado pelas homenagens a Ettore Scola e a Umberto Eco.


Sendo este um festival que tem demonstrado um rápido e constante crescimento, a grande noticia deste ano é a extensão do festival para Angola, Moçambique e Brasil. Uma conquista mais que óbvia, tendo em conta o constante nível de qualidade com que nos vem presenteando todos os anos.


De 30 de Março a 7 de Abril, Itália invade Lisboa! Para mais informações sobre todo o programa do festival consultem o site oficial: http://www.festadocinemaitaliano.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário