quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Crítica: Green Room . 2015


Depois de ter passado pela edição 2015 do MOTELx, chega finalmente às salas portuguesas Green Room, o mais recente filme do realizador e argumentista Jeremy Saulnier. Depois do grandioso Blue Ruin de 2013, o realizador regressa novamente ao género horror, e ainda grande forma.

O filme segue a banda punk The Ain't Rights, composta pelos membros Pat (Anton Yelchin), Sam (Alia Shawkat), Tiger (Callum Turner) e Reece (Joe Cole). Actualmente a fazer concertos pelo noroeste americano, encontram-se com o radialista Tad (David W. Thompson) que lhes arranja um gig com o primo Daniel (Mark Webber). Quando a banda chega ao bar onde vão tocar, num local deserto no meio dos bosques, apercebem-se que o espaço é frequentado por skinheads neo-nazis, que pertence a Darcy Banker (Patrick Stewart) o lider dos skinheads. Depois da actuação, Sam dá conta que deixou o telemóvel na green room (conhecido como  o espaço lounge para artistas antes de depois das performances) e Pat vai até lá. Ao chegar depara-se com uma rapariga morta no chão. Os quatro amigos mal sabiam o que lhes esperava.


Jeremy Saulnier consegue na perfeição criar algum impacto em nós. Com uma atmosfera bastante envolvente e aterrorizadora, que nos transparece exactamente a sensação de perigo, mantém-nos intrigados sem saber o que irá acontecer a seguir, e mesmo quando pensamos que sabemos o caminho a seguir, o filme troca-nos as voltas. Violento e por vezes até perturbador, Green Room passa inicialmente por ser apenas mais um filme de terror banal envolvendo os habituais grupos de jovens, mas rapidamente se transforma num jogo do gato e do rato que mexe com as nossas emoções. E quero acreditar com isto, que Saulnier pretendia isso mesmo, surpreender. Contendo também alguns momentos mais descontraídos e até humorísticos, o bom desempenho de todos o elenco é essencial para que tudo resulte da melhor maneira.

Passando um pouco pelo estudo do ser humano, e sobre o que este é capaz de fazer em situações extremas, Green Room é um belo exemplo de como os filmes do género podem ainda ser diferentes e impressionantes.

Classificação final: 4 estrelas em 5.
Data de Estreia: 27.10.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário