sábado, 9 de agosto de 2014

Crítica: Guardians of the Galaxy (2014)


A Marvel está literalmente imparável! Guardians of the Galaxy já é o quarto filme da Marvel a sair este ano e parece que de filme para filme a qualidade supera sempre a do filme anterior.

Guardians  of the Galaxy deixou os fãs de pé atrás logo com a saída do primeiro trailer do filme. Os fãs mais aficionados de BD acharam que o facto do filme parecer ser um pouco diferente daquilo que a Marvel tinha mostrado atá agora, contando a cima de tudo com o uso de muitos momentos cómicos, iria ridicularizar a história. A minha primeira impressão foi completamente contrária e tal como imaginei, isto foi uma lufada de ar fresco que introduz quase que uma nova variante dentro da categoria de filmes sobre super-heróis.

Serão um ladrão, uma assassina, um maníaco, uma árvore e um guaxinim capazes de salvar a Galáxia? É isso que neste filme tentamos descobrir. Uma importante missão está nas mãos desta equipa aparentemente descontrolada que irá descobrir importantes factos não só sobre cada um enquanto seres mas também sentir a responsabilidade do que é ter a vida de outros seres nas suas mãos.

Peter Quill (ou Star-Lord como gosta de ser chamado) é um humano que foi raptado quando era muito jovem por extra-terrestres e vive desde então na Galáxia. Ele roubou um artefacto que por razões que ele desconhece parece ser cobiçado por muitos. Isso leva posteriormente a que Gamora, Drax, Groot e Rocket se cruzem no seu caminho e juntos irão formar os "Guardiões da Galáxia".

Pode-se dizer que o filme é na verdade uma comédia de super-heróis cheia de acção, mas o tom cómico que poderia eventualmente tê-lo prejudicado, torna-o muito inteligente e divertido sem nunca ludibriar seriedade da parte dramática da história.

Muito emocionante e cheio de acção do inicio ao fim, e afinal de contas é isso mesmo que se quer num filme deste género, a comédia nunca é usada de uma forma patética. Tudo o resto é igualmente grandioso, os efeitos especiais, os cenários, o guarda roupa e em especial a magnifica banda sonora que é utilizada de forma absolutamente brilhante.

Os personagens são absolutamente deliciosos e conseguimos conectar-nos com eles de imediato. Cada uma das suas histórias toca-nos de maneira diferente e faz nos querer saber mais sobre eles. Uma das razões pela qual o filme resulta tão bem é o facto dos personagens realmente parecerem existir na vida real.

Todos os actores foram impecavelmente escolhidos para os seus papeis, até mesmo Dave Bautista, o famoso ex-wrestler que me tinha deixado com algumas dúvidas acerca da sua prestação. Chris Pratt foi óptimo e conseguiu por completo ser o perfeito protagonista cheio de carisma. Rocket Raccoon, com a voz de Bradley Cooper é sem dúvida o personagem mais engraçado e rouba o protagonismo em todas as cenas em que entra. Quanto ao resto dos nomes do elenco, nomes tais como Zoe Saldana (que interpreta a implacável Gamora), Vin Diesel (uma árvore aparentemente tonta) entre outros não há qualquer defeito a apontar.

Não posso deixar de frisar que o filme me fez lembrar muito da famosa franquia Star Wars. Todo aquele Universo criado à volta da história, forma como foi transportada para a realidade é um pouco semelhante. Agora só resta saber se este será o Star Wars da nova geração...

Guardians of the Galaxy é um filme espectacular e é sem dúvida um dos melhores e mais bem conseguidos filmes que a Marvel já alguma vez fez. A mistura perfeita de acção, comédia, emoção e coração na história.

Bom trabalho, Mr. James Gunn! Realizou uma obra prima do entretenimento.









Classificação final: 5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário