quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Crítica: The Hundred-Foot Journey (2014)


Data de Estreia: 14-08-2014

“A comida são memórias” – Acho que todos nós nos conseguimos identificar com esta frase. Infelizmente, e ao contrário desta citação, este filme desaparece facilmente da nossa memória. É um drama/comédia com muito charme, feito de momentos emotivos mas que falha no principal aspecto, passar realmente o amor pela cozinha. A história dá muito mais valor à parte sentimental e familiar do que propriamente ao resto.
Uma viagem pelos sabores e cores que nos transporta desde a Índia até França, dois países muitos distantes que se irão unir através da cultura gastronómica, mas também pela amizade.

Em The Hundrer-Foot Journey (A Viagem dos Cem Passos) vivemos o drama da família indiana Kadam que se vê obrigada a sair da sua cidade natal, Mumbai, depois de um ataque ao restaurante da família. Depois dessa tragédia decidem imigrar para a Europa e acabam por finalmente ir parar a pacata e requintada vila de Stain Antonin, no sul de França onde irão abrir um restaurante indiano. O problema é que está localizado mesmo em frente a um conceituado restaurante tipicamente francês e já conta com uma Estrela Michelin.

O filme não consegue encontrar o equilíbrio perfeito entre a paixão pela comida e enredo entre os personagens. Apesar dos actores terem dado bons desempenhos é como se sentíssemos um vazio na relação entre eles e a comida. Como que se os actores não conseguissem transmitir realmente o amor pela cozinha. Parece muito forçado.

Helen Mirren é maravilhosa, é simplesmente um charme vê-la actuar. Foi a primeira vez que vi o actor indiano Om Puri, e adorei a sua performance como chefe de família leal, trabalhador e muito divertido, sempre dedicado a fazer o melhor pela sua família. O par romântico da história Manish Dayal e Charlotte Le Bon tiveram uma boa química.

Parece que está cada vez mais na moda, este género de drama/comédia que giram em torno da gastronomia. Chef, que saiu também este ano é um exemplo disso e consegue ser mais bem sucedido no aspecto de que nos transporta para o mundo dos sabores, e até consegue nos deixar cheios de fome!

The Hundred-Foot Journey é apenas mais um daqueles filmes que usa os clichés habituais mas que de certa forma nos aquece o coração. Tirando isso, não trás nada de novo.






Classificação final: 3 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário