quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Crítica: If I Stay (2014)


Data de Estreia: 28-08-2014

O nome de Chloe Grace Moretz começa a estar bem marcado na indústria cinematográfica de Hollywood. A jovem de apenas 17 anos, que já trabalhou partilhou grandes peliculas não só com grandes estrelas do meio mas também com realizadores como Martin Scorsese e Tim Burton, não é só mais uma cara bonita pois é muito boa naquilo que faz. A maior razão pela qual queria ver este If I Stay (Se Eu Ficar) seria precisamente o facto do seu nome estar envolvido no projecto.

If I Stay é baseado na obra de literatura juvenil, com o mesmo nome, escrita por Gayle Forman. Aqui seguimos a história da doce Mia Hall, uma adolescente de 17 anos que sofre um grave acidente de viação que envolve toda a sua família. Mia entra em coma e tem uma experiência “fora do seu corpo” conseguindo seguir toda a aflição e dor da família e amigos no hospital onde se encontra em estado crítico. Enquanto assistimos a isto em tempo real, Mia leva-nos a viajar por toda a sua vida através das memórias que mais a marcaram, enquanto luta para saber se terá forças para ficar ou partir.

Apesar de estar inserido numa categoria que já se encontra um pouco saturada, talvez por ser um género rotulado abordando por norma sempre os mesmos temas em torno da adolescência, este filme consegue fazer um pouco mais que isso. Irão encontrar todos os dramas de insegurança, novas descobertas e amor que costumam estar presentes neste tipo de filme mas de uma forma muito sólida e madura.

If I Stay faz uma das melhores abordagens sobre o amor na adolescência que já vi no cinema! Sincera e real, e até mesmo com alguns clichés envolvidos a história mantêm-se sempre muito verdadeira e consegue-nos fazer acreditar que o amor dos personagens é genuíno. O filme explora o que é amar em todos os sentidos, não só o amor entre um homem e uma mulher mas também o amor de um pai, de uma mãe, de irmão, de avós e também dos amigos. Toda a tristeza que envolve a história é iluminada por boas memórias ao longo do filme, transformando quando é preciso toda aquela atmosfera pesada em algo mais leve que nos fará esboçar sorrisos. Visto que a história também aborda muito Música, a sua banda sonora é muito interessante, alternada entre Rock e Música Clássica.

Todos os personagens são muito agradáveis e conseguimo-nos conectar com cada um deles. Cada actor interpreta de forma pura os seus papeis, especialmente Chloe Grace Moretz que já provou muitas vezes que consegue fazer performances solidas e aqui não fugiu à regra, numa performance absolutamente tocante.

Penso que a única coisa que terá prejudicado um pouco o filme tenha sido a sua duração. Poderia ter sido um pouco mais curto e algumas cenas são repetitivas. Poderíamos retirar perfeitamente a mesma mensagem, sem a presença de algumas das cenas desnecessárias.

If I Stay é sem dúvida um filme tocante e cheio de emoções com uma bonita mensagem que pode ser vista por toda a família.







Classificação final: 3,5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário