quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Crítica: Coherence 2013


Coherence é talvez dos filmes de ficção-cientifica mais originais e cativantes dos últimos tempos. Com uma simplicidade enorme mas uma atmosfera muito envolvente, consegue absorver por completo o espectador para aquilo que está a ver.

O filme é passado durante uma noite em que um grupo de amigos se reúne para jantar. Nessa mesma noite, um cometa irá passar muito perto do Planeta Terra. Visto que um dos objectivos do jantar também seria assistir a tal acontecimento, algumas teorias sobre eventos estranhos e inexplicáveis a cerca de cometas vêm à tona durante o jantar. O que é certo é que enquanto se encontram tranquilamente apenas a desfrutar de uma noite agradável, coisas estranhas começam a acontecer, causando pânico e paranóia sobre todos os elementos presentes na casa. 

Com um orçamento muito baixo e filmado em estilo de documentário, Coherence tem um conceito que irá confundir a nossa mente por completo tal como faz com os personagens de história. Começamos a questionar o porque de todos os acontecimentos e é isso que o torna tão bom. O interesse que consegue causar sobre o espectador é enorme e não dá para descolar os olhos do ecrã. Tentamos juntar todas as peças do puzzle, tal como os personagens, peças essas que irão fazer dar voltas e voltas à mente em busca de uma resposta.

O dialogo é muito dinâmico e interessante e as performances dos actores são extremamente naturais o que o torna ainda mais credível, mesmo que a história seja bastante estranha.

Coherence é um filme que irá confundir a nossa mente e fazer-nos sentir como se tivéssemos no lugar daqueles personagens. O fim é perfeito para esta história e o melhor de tudo é que o feeling misterioso continua no ar mesmo depois dos créditos começarem a rolar.






Classificação final: 4 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário