sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Crítica: The Drop . 2014


Tom Hardy, James Gandolfini e um argumento de Dennis Lehane (responsável por histórias como Mystic River, Shutter Island ou Gone Baby Gone), o que se poderia querer mais? Michael R. Roskam realiza o crime/drama The Drop onde esquemas criminais, performances inteligentes e uma atmosfera fria e muito intensa, se reflectem num filme cheio de poder.

A história desenrola-se em Brooklyn - Nova Iorque, e gira em torno de um bar utilizado para lavagem de dinheiro. Bob (Tom Hardy) é o barman do Cousin Marv's Bar (James Gandolfini interpreta Marv, naquele que foi o seu último papel), local que se transforma num autentico banco, onde gangsters chechenos depositam grandes quantias de dinheiro. Um dia o bar é roubado, Bob e Marv têm em mãos a tarefa de recuperar o dinheiro. O que vem a seguir podemos imaginar. Seguindo caminhos que parecem ser óbvios, com boas reviravoltas dignas dos grandes filmes do género, existe equilíbrio entre cenas de bastante agressividade e cenas mais emotivas (exemplo disso, a personagem de Noomi Rapace  que trás um lado feminino bastante forte e ao mesmo tempo sensível).

James Gandolfini representa maravilhosamente um homem consumido pela ganância com uma enorme vontade de triunfar, alguém que sobrevive olhando para trás, relembrando os seus tempos de glória. Mas é a performance de Tom Hardy é acaba por se tornar um dos aspectos mais fascinantes do filme. Um homem peculiar e reprimido, que sabemos que esconde algo misterioso, mas que ao mesmo tempo demonstra um enorme coração e busca a felicidade. Uma performance bastante física que nos cativa deste o primeiro minuto.

Com uma bela cinematografia, um argumento sólido, grandes diálogos e interpretações fabulosas, The Drop dá oportunidade aos actores para brilhar, bem enquadrados na narrativa, que mesmo que nos leve até um final que eventualmente poderíamos adivinhar, não deixa de surpreender. Sem dúvida um dos mais intrigantes e consistentes que surgiram o ano passado.

Classificação final: 4,5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário