sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Crítica: Invencível (Unbroken) 2014


Data de Estreia: 08-01-2015

Esta é a impressionante história verídica de Louis Zamperini, um antigo atleta Olímpico e sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Depois do seu bombardeiro se ter despenhado no mar durante a guerra, Zamperini sobreviveu 47 dias à deriva e depois de resgatado foi capturado por Japoneses e enviado para campos de prisioneiros de guerra. Infelizmente, mesmo com uma história tão poderosa como esta, o filme acaba por não fazer jus à mesma.

Invencível é o segundo filme de Angelina Jolie como realizadora (que teve a sua estreia em 2011 com Na Terra de Sangue e Mel), e peca por não ser capaz de entregar à audiência o nível de intensidade que era requerido, com um argumento que consegue ser bastante fraco. Todo o "background" da vida de Zamperini parece perdido no meio do enredo. Vemos Zamperini como jovem problemático, rapidamente passamos para o gosto que ganhou pela corrida e num ápice já estamos em plena Segunda Guerra. Um estudo mais profundo do personagem poderia ter sido desenvolvido visto que durante as duas horas e trinta minutos de filme, existem, por exemplo, extensas cenas de violência que poderiam ter sido encurtadas. A violência é sem dúvida algo que Jolie queria frisar, mas talvez cenas mais emocionais a nível psicológico teriam sido uma melhor aposta. Depois de muita brutalidade, simplesmente a guerra acaba sem haver praticamente contexto histórico nenhum. 

As cenas de maior carga, conseguem ser muito agressivas e chocantes, com a mais valia da grande performance de Jack O'Connell, que se sai muito bem no papel de Zamperini, e o maior crédito do filme tem de ir sem dúvida para a sua pessoa. Para além da interpretação de O'Connell, outra das mais valias são algumas cenas muito bem filmadas, com planos muito bem executados.

Contudo, é impressionante constatar todo o sofrimento, resistência e força com que este grande homem se manteve durante a época mais dura da sua vida. É acima de tudo um filme cauteloso e previsível, não arriscando muito quando tinha tudo para ser inesquecível derivado a esta história de grande coragem.









Classificação final: 2,5 estrelas em 5.

2 comentários:

  1. Hummm, estava curiosa para ver o filme, embora me parecesse pelo trailer que houvesse algumas cenas de violência que me iriam perturbar... mas se de facto a violência for o foco central do filme, sem mais história e profundidade fico de pé atrás... Vou partilhar a tua crítica na minha página ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agradeci lá, mas volto o agradecer aqui, muito obrigada pela partilha da crítica no Sala Esgotada :)

      Não te digo para não veres o filme de todo, porque apesar das falhas que possa ter (das coisas com que embirrei que mencionei na critica, entre as quais esse aspecto da violência que se sobrepõe a um estudo mais emocional do personagem) é incrível constatar a história de vida daquele homem e todo o seu sofrimento. É pena que a sua grande coragem não seja mostrada de forma tão triunfal como poderia ter sido.

      Eliminar