quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Crítica: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) 2014


Data de Estreia: 08-01-2015

Alejandro González Iñarritu (Babel, Biutiful, 21 Gramas) traz-nos este ano, uma magnífica e ambiciosa obra cinematográfica absolutamente fascinante em todos os sentidos. Muito original e completo, abrange temas como a fama e a forma como Hollywood trata e idolatra os seus actores. Apesar de nos fazer visitar os bastidores daquilo que é a vida de um deles (um actor que já não vive os seus dias de glória) também nos mostra um lado profundo e sentimental de um homem comum que no fundo só quer ser reconhecido por todo o seu trabalho.

Riggan Thomson (Michael Keaton), um actor que em tempos interpretou um super herói (que dá pelo nome de Birdman), quer voltar aos velhos tempos de glória e mostrar o que realmente vale, numa peça da Broadway, adaptada, dirigida e actuada por ele. Thomson acha que nunca lhe deram o seu devido valor e está finalmente na hora de se descolar do papel que não se quer descolar dele.

A cinematografia é algo absolutamente incrível, criando a impressão de que está filmado em plano sequêncial do inicio ao fim, acabando por nos dar também uma maior proximidade com os personagens, fazendo-nos sentir como se estivessemos ao seu lado constantemente, enquanto é feito um estudo fantástico sobre de cada um deles. A banda sonora, também é outros dos aspectos que é importante frisar, contribuindo também para toda a originalidade que paira sobre o filme.

Michael Keaton intrepreta aqui uma das personagens da sua carreira, numa performance excelente, extremamente vulnerável e profunda. Facto curioso é que também esta história tem semelhanças com a própria carreira de Keaton, que está bem marcada pelas suas duas interpretações na pele de Batman, por duas vezes, entre 1989 e 1992. Com um elenco de luxo, que é capaz de nos dar grandes performances secundárias, conta com actores como Edward Norton, Emma Stone, Zack Galifianakis ou Naomi Watts que ajudam a dar ainda mais enfase e cor a todo este drama de vida da personagem de Keaton, também eles estão a lutar contra algum tipo de problema interior, o que os faz conectarem-se a um nivel mais íntimo.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) é sem dúvida um filme que merece ser experiênciado mais que uma vez, pois acredito que iremos conseguir aprecia-lo ainda melhor e encontrar elementos que nos escaparam na primeira visualização. Este é sem dúvida um dos, se não "o", melhor de 2014. Genial.








Classificação final: 5 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário