sábado, 3 de janeiro de 2015

Crítica: Foxcatcher 2014


Data de Estreia: 01-01-2015

Uma arrepiante história verídica, que nos é entregue por Bennett Miller, realizador que regressa assim aos dramas sobre desporto, depois do seu último filme de 2011 Moneyball.

O filme é baseado na história dos irmãos Mark e Dave Schultz, lutadores de wrestling que foram contratados por John E. du Pont, um homem que possuía uma grande fortuna, com o objectivo de o ajudar a treinar uma equipa que iria glorificar o nome dos Estados Unidos da América nos Jogos Olímpica de Seul em 1988. Problemas de ordem mental levaram du Pont a assassinar Dave Schultz anos mais tarde.

Foxcatcher está definitivamente entregue às grandes performances de Steve Carell, Channing Tatum e Mark Rufallo que elevam este filme ao ponto de só pelos três se destacar de uma forma poderosa. Mark Rufallo já deu imensas provas de que é um actor versátil e aqui, mais uma vez, só demonstra o quanto é bom. Steve Carell, que vemos com mais frequência e muito bem a fazer comédia, é absolutamente assustador como  du Pont, onde a sua postura física muitas vezes é suficiente para nos intimidar. Channing Tatum surpreende bastante, numa grande performance, onde coloca uma intensidade enorme no personagem. A entrega dos três actores aos papeis e esforço para se parecerem com as pessoas reais desta história é notório. Expressões faciais, forma de estar, agir, falar e até aprender wrestling para que o filme passasse uma maior verassidade.

Com uma história tão complexa e emocionalmente forte alguns elementos importantes falham pois nunca são devidamente explorados. Uma das grandes falhas do filme, é por exemplo o pouco desenvolvimento que é dado a Dave Schultz. Vemos muito pouco da relação entre Dave e du Pont e fica no ar (apesar de estar sempre subentendido ao longo do filme) o porquê do seu assassinato, enquanto a relação entre Mark e du Pont é mostrada durante grande parte. Talvez essa seja a sua maior lacuna, pois acaba por ser inconsistente no seu todo. No entanto, existem momentos no filme muito bem conseguidos onde, por exemplo, pequenos gestos entre os irmãos ou assustadoras atitudes de du Pont provocam sob o espectador poderosas emoções, escondidas nas entre linhas.

As técnicas utilizadas para filmar todas as cenas de luta estão impecávelmente feitas e em conjunto com uma bela cinematografia e banda sonora intrigante, que contribuem para toda a absorvente e escura atmosfera. Apesar de todas as falhas que Foxcatcher possa ter, é impossível ficar indiferente a esta sinistra história e aposto que todos vão querer saber mais sobre ela.







Classificação final: 4 estrelas em 5.

4 comentários:

  1. Estou muito curiosa para ver este filme. E devo acrescentar que tem 3 actores a quem devo apontar o foco, por assim dizer. Channing Tatum não é, de todo, apenas uma "carinha laroca"... já o vi em vários géneros e nunca me decepcionoi, aliás, convenceu-me sempre da sua personagem. Mark Ruffalo devia ser mais celebrado... vejo filmes com ele há anos, e os seus apontamentos são sempre excelentes, sem nada a apontar. Quanto a Steve Carell, ainda só o vi em comédias...mas já vi várias entrevistas com ele e gostei bastante da sua "pose"... estou bastante curiosa para saber como se sai neste papel. :) Obrigada pela crítica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As interpretações são absolutamente fantásticas! O Channing Tatum tem aqui, sem dúvida, uma performance digna de reconhecimento. O Steve Carell dá provas de que precisa fazer mais dramas, porque tal como consegue fazer comédia e muito bem, no género drama é igualmente bom. O Mark Rufallo é talvez dos actores que mais gosto de ver TRABALHAR, é muito versátil e tenho pena que não lhe seja dado o reconhecimento devido.

      Espero que gostes e obrigada eu pelo comentário :)

      (Peço desculpa pela resposta tardia)

      Eliminar
  2. O drama que apresenta este filme vai manter atenta do início ao fim. Foxcatcher, é uma história que o minuto evoluir para mostrar que a linha tênue entre o sucesso ea derrota: ambição. Sem dúvida, é uma produção que é apreciado até o fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Um filme muito intrigante e arrepiante, com várias e poderosas emoções escondidas nas entrelinhas.
      Peço desculpa pela demora na resposta.

      Eliminar