sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Crítica: Escobar: Paraíso Perdido (Escobar: Paradise Lost) 2014


Data de Estreia: 12-02-2015

Para quem possa pensar que isto se trata de um filme biográfico sobre Pablo Escobar (Benicio Del Toro) não se deixe enganar. Infelizmente, esta é apenas a história de um surfista do canadá, Nick (Josh Hutcherson) que se apaixona por Maria (Claudia Traisac), sobrinha do influente e mundialmente conhecido barão da droga columbiano. Disposto a fazer tudo por amor, Nick deixa-se envolver no poderoso e perigoso mundo do crime de Escobar, lutando contra o seu moralismo e medo.

A relação entre Nick e Maria salta desde o ponto em que se conhecem, logo para uma grande intimidade não só com a familia de Maria, mas em especial com Escobar. Visto que Escobar é idolatrado por todos, seria normal que este se tentasse aproximar de Nick tentando manipula-lo e intimida-lo a entrar e aceitar o mundo de que agora também faz parte, mas a rapidez com que isso acontece faz com que muitos aspectos fiquem perdidos no meio de um enredo que só tem como objectivo principal tentar fazer de Nick um herói. 

A carismática performance de Benicio Del Toro acaba por fazer com o filme consiga brilhar. Ele simplesmente comanda todas as cenas em que entra (infelizmente não tantas quanto gostava) e assim que abandona o ecrã só queremos que regresse e quando o filme acaba damos por nós a pensar o quão bom seria ter uma história apenas sobre Pablo Escobar com Del Toro novamente na sua pele.

Confesso que tenho um pouco de dificuldade em olhar para Josh Hutcherson e vê-lo encarnar personagens dignos de mais intensidade e conteúdo (apesar de se ter destacado, principalmente apartir do segundo filme, da franquia The Hunger Games). Ele consegue safar-se relativamente bem nas cenas mais intensas mas parece que não é o actor ideal para o papel. Talvez o seu aspecto de "garoto" não ajude na credibilidade do papel.

Resumindo, Escobar acaba por se ir cruzando com os personagens centrais da história e não o contrário o que nos deixa com uma enorme insatisfação. Apesar disso a acção, envolvencia e subtileza criada em torno de Escobar faz com que conforme vamos avançando na história fiquemos à espera de alguma revelação ou acção inesperada.


Classificação final: 3 estrelas em 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário