sábado, 19 de setembro de 2015

Crítica: Homem Irracional (Irrational Man) . 2015


Chegou a esperada altura em que Woody Allen faz a sua visita anual ao grande ecrã. O realizador mais produtivo de Hollywood, com uma carreira no cinema desde 1965 mas que nos presenteia desde 1982 com um filme seu por ano, trás-nos desta vez a comédia/mistério Homem Irracional, onde mais uma vez explora a complexidade de uma mente prodigiosa, ao mesmo tempo tão ilógica.

Quando o professor de filosofia Abe Lucas (Joaquin Phoenix) chega ao campus da pequena Universidade de Braylin para dar umas aulas, os boatos sobre a sua vida pessoal e profissional são um facto. Este encontra-se perante uma intensa crise existencial, mas tudo começa a ficar mais animado, tentando redescobrir aos poucos uma nova resolução para a sua vida, quando começa a relacionar-se com Jill (Emma Stone) uma das suas alunas. O relacionamento entre os dois torna-se cada vez mais intenso, mas nem o agradável tempo livre que passa com Jill, nem as aventuras com a colega de trabalho (Parker Posey) o parecem animar. É então que mais tarde, surge a oportunidade perfeita para que consiga despertar de novo em si, vontade plena de viver e desfrutar a vida. O crime perfeito.

Homem Irracional, está longe de ser um dos melhores filmes de Woody Allen, com uma história sem grande potencial que chega por vezes a ser bastante previsível, tornando-se um pouco monótona demais, mas sem deixar de ser interessante devido às habilidades de escrita de Woody. Com um diálogo veloz e extremamente intelectual, é incrível como continua a conseguir transformar os seus personagens neuróticos em pessoas fascinantes. A última meia hora de filme consegue ser a que mais entusiasma visto que tal como o personagem principal, também ela ganha mais vida e acção assim que a história se direcciona para o seu lado mais empolgante e revelador.  

Apesar das suas falhas, retiramos boas performances do elenco que conseguem transportar para o filme o charme característico de um filme deste senhor. Para quem é fã, é difícil não gostar. Para o ano há mais Woody!

Classificação final: 3 estrelas em 5.
Data de Estreia: 17-09-2015

6 comentários:

  1. Eu gostei bastante, se calhar ter vindo de um filme do Almodóvar do qual não gostei muito também ajudou.
    ★★★★ [8/10]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei deste, simplesmente acho que não é dos melhores do Woody Allen. Qual foi o filme do Almodóvar?

      Eliminar
    2. Dizem que os melhores do Woody Allen são o Manhattan e o Annie Hall, dois filmes que não achei piada nenhuma, grandes secas.

      Todo sobre mi madre (1999)

      Eliminar
    3. Nunca vi.
      Pois eu sou uma dessas pessoas que adora o Annie Hall e o Manhattan :p O Midnight in Paris, Anna and Her Sisters e Stardust Memories também estão entre os meus favoritos.

      Eliminar
    4. Nem toda a gente gosta do mesmo. Ainda bem! :)

      Eliminar