domingo, 20 de abril de 2014

Clássicos de Horror: Frankenstein vs The Invisible Man


























À poucos dias vi pela primeira vez o muito aclamado filme de James WhaleFrankenstein. Já estava para o fazer à algum tempo e as minhas expectativas eram altíssimas. Acontece que criei uma ideia na minha cabeça de uma coisa completamente diferente do que aquilo que Frankenstein viria a ser. Gostei de o ver e é definitivamente um marco na História, não só do Cinema mas também do género do Horror, mas pensava que iria ficar boquiaberta e isso não aconteceu.

Toda a gente (ou quase toda) está familiarizada com esta história onde Dr. Henry Frankenstein está obcecado com a ideia de dar vida a um morto. A sua experiência é bem sucedida e ele consegue dar novamente vida a um ser humano. Só que as coisas acabam por não correr tão bem como ele idealizava.

Acho que a atmosfera não teve o factor assustador necessário e as performances não eram muito naturais. Quase todos os actores representam de forma extremamente exagerada, muito teatral. Também sei que naquela época isso seria um factor comum em muitos filmes, mas neste caso não resultou muito bem comigo.

O Monstro de Frankenstein é um personagem absolutamente memorável. Uma criatura enorme e muito forte, difícil de controlar e revoltado pois nunca pediu para estar no mundo. Boris Karloff que dá vida ao Monstro foi fantástico reencarnando a personagem. O personagem que me irritou um pouco foi Fritz, o ajudante do Dr. Henry Frankenstein. Eu sei que é suposto Fritz ser um louco, mas a sua loucura pareceu-me ser um pouco descabida demais tornando-se por vezes um pouco exagerada.

Há que dar o devido valor à cenografia que é excelente. Todos os cenários são incríveis, muito bem feitos.

No geral, Frankenstein pode não ter hoje em dia o impacto que teve em 1931 quando foi feito, mas é sem dúvida um trabalho notável.




Classificação final: 4 estrelas em 5.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de ter visto Frankenstein, mais alguns filmes desta época foram-me recomendados, entre os quais um filme também realizado por James Whale chamado The Invisible Man. Hoje resolvi vê-lo. Apenas com dois anos entre os dois (Frankenstein foi feito em 1931 e The Invisible Man em 1933) já se nota uma grande diferença em termos de qualidade. The Invisible Man é um filme muito mais polido e na minha opinião deveria ser tão aclamado quanto Frankenstein, mas parece-me ter tendencia a ser mais esquecido.

Visto que Frankenstein não me impressionou tanto quanto eu gostaria eu não sabia bem o que haveria de esperar com este, mas afinal ele excedeu todas as minhas expectativas. James Whale foi capaz de criar uma atmosfera muito mais sombria criando um ambiente mais assustador onde o mistério está constantemente a pairar no ar.

Está é a história de um cientista que conseguiu transformar-se num homem invisível. A ideia de que não pode ser visto e que por causa disso ele pode fazer o que quiser começa a leva-lo à loucura. Ele quer dominar o mundo.

É muito criativo, com excelentes efeitos visuais, mesmo muito bem feitos! Eu fiquei completamente encantada com a qualidade dos efeitos tendo em conta que isto foi feito em 1933! Enquanto estamos a ver o filme há sempre uma pergunta constante: "Como é que eles conseguiram fazer isto?" É absolutamente incrível!

The Invisible Man é a mistura perfeita entre horror, ficção cientifica, mistério com um pouco de humor pelo meio. Definitivamente imperdivel!



Classificação final: 4,5 estrelas em 5.

2 comentários: