sábado, 26 de abril de 2014

Festival IndieLisboa 2014


Começou ontem a 11ª Edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente que tal como o nome indica pretende dar visibilidade ao Cinema Independente feito pelo mundo. O Festival vai decorrer entre os dias 24 de Abril e 4 de Maio.

Esta edição conta com 226 filmes, distribuídos por 10 categorias, 44 dos quais são Portugueses. A programação passa pela apresentação tanto de longas como curta metragens, documentários, filmes de animação, palestras e ainda outros eventos. O Festival estará distribuído por quatro espaços culturais de Lisboa, o mítico Cinema São Jorge, a Culturget, o Cinema City do Campo Pequeno e a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.

Obviamente o objectivo deste Festival é mostrar a qualidade do Cinema Independente não só Português mas também internacional. E como o Cinema também é Cultura fico muito feliz por ver que este tipo de Festivais continuarem a existir estando cada vez mais fortes e cada vez com mais apoios para se tornarem mais duradouros.

Podem consultar toda a programação em: http://indielisboa.pt

Agora vou falar dos dois filmes que faço intenção de ir ver na minha passagem pelo IndieLisboa

Um deles, um clássico de Alfred Hitchcock com a belíssima Grace KellyDial M for Murder que está inserido na categoria "Director's Cut" do Festival. Fiquei muito feliz por saber que esta obra tão aclamada do "Master of Suspense" ia ser exibida no Festival. Este é um dos filmes de Hitch que ainda não vi e que maneira melhor de o fazer se não na tela grande! 
Aqui há uns anos foi feito um remake do filme que talvez conheçam melhor, chamado A Perfect Murder. O filme contava com as performances de Michael Douglas, Gwyneth Paltrow e Viggo Mortensen. Eu pessoalmente gostei do filme, mas os fans de Dial M for Murder não gostaram assim tanto, por isso estou muito curiosa para ver como será este original de um dos melhores realizadores de filmes de suspense de todos os tempos. Se não conhecem qui fica o trailer para poderem espreitar:


Quanto ao outro, um filme chamado Joe do realizador David Gordon Green, que fez por exemplo a conhecida comédia Pineapple Express com Seth Rogen e James Franco e o ano passado a comédia dramática Prince Avalanche com Paul Rudd e Emile Hirsch. Em Joe, David Gordon Green entra mais profundamente no género dramático e conta a história de um ex-presidiário que se torna amigo de um rapaz de 15 anos que o vê como um modelo a seguir. Este homem terá de escolher entre a redenção ou arruinar a sua vida novamente arriscando-se a voltar para a cadeia para poder ajudar este seu novo e jovem amigo. O personagem principal do filme chamado Joe, que dá o título ao próprio filme é interpretado por Nicolas Cage. O filme foi muito bem aceite pela crítica e dizem que esta é uma das melhores performances de Cage dos últimos tempos portanto vamos lá ver como será. Aqui fica também o trailer:


Para a semana que vem aqui deixarei o meu testemunho sobre estes dois filmes que irei ver ao Festival. Por fim aqui fica mais um dos magníficos posters que o IndieLisboa lançou para este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário